O navio oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), o Alpha Crucis, que substituirá o Professor W. Besnard, chegará ao Porto de Santos no próximo dia 10. A informação foi divulgada ontem pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que adquiriu a embarcação para a USP. A instituição de ensino supeior será responsável pela manutenção e pela gestão do barco.
De acordo com a Fapesp, o Crucis deixou o Porto de Seatle, nos Estados Unidos, no último dia 30, partindo diretamente para Santos. O navio permaneceu na América do Norte nos últimos dez meses, para passar por reformas.
Sua vinda para o cais santista tem um motivo especial. O Porto será sua base. Ela funcionará em um dos armazéns do Valongo, na Margem Direita do complexo, que serão revitalizados, A administração do imóvel será repassada pela Autoridade Portuária de Santos, a Codesp, para o Instituto Oceanográfico (IO) da USP, que ficará responsável pela embarcação.
A aquisição do Alpha Crucis integra o projeto de incremento da capacidade de pesquisa do IO.
Segundo o diretor do Instituto, Michel Michaelovitch Mahiques, o navio deverá elevar a capacidade de pesquisas oceanográficas a um patamar inédito no Brasil. O País não tinha um navio oceanográfico civil em operação desde 2008, quando o Professor W. Besnard, utilizado desde 1967, sofreu um incêndio e ficou sem condições operacionais de pesquisa.
O Crucis tem 64 metros de comprimento e 11 metros de largura. O navio tem capacidade para levar 20 pessoas e deslocar 972 toneladas.