Notícia

Bem Paraná online

Nave lançada em 2005 retorna após percorrer 4,5 bilhões de quilômetros

Publicado em 28 outubro 2009

Sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia, passará pela Terra no dia 13 de novembro

A sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), passará pela Terra no dia 13 de novembro para ganhar energia orbital e entrar na fase final de sua jornada de dez anos em busca de um cometa por regiões muito distantes no Sistema Solar.

Observações da Terra e da Lua serão feitas pela sonda para aproveitar sua terceira passagem pela região. Quanto se aproximar do planeta, a nave, lançada em 2005, terá percorrido cerca de 4,5 bilhões de quilômetros. Ela se aproximará a 13,3 km/s, sobrevoando o Oceano Índico um pouco ao sul da ilha de Java, na Indonésia.

A passagem pela gravidade terrestre fará com que a espaçonave aumente sua velocidade em 3,6 km/s com relação ao Sol, resultando no impulso necessário para que possa atingir seu destino final, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, cujo encontro está previsto para maio de 2014.

Antes, a sonda deverá passar pelo asteroide 21 Lutetia, em julho de 2010, quando também serão feitas imagens para análise pelos cientistas responsáveis pela missão.

No cometa, a Rosetta deverá liberar seu módulo Philae, que descerá à superfície para a realização de estudos. Em seguida, a sonda continuará acompanhando o cometa em seu percurso pelo Sistema Solar, de modo a estudá-lo por um período de dois anos.

Na passagem do dia 13, a sonda será usada para a obtenção de dados do sistema Terra-Lua. Diversos instrumentos que se encontram em estado de hibernação serão ativados para as observações. No dia anterior, o comando da missão realizará uma manobra de correção de trajetória. Os resultados da manobra serão analisados para verificar se novas manobras serão necessárias até o encontro com o cometa.

Mais informações: www.esa.int/esaMI/Rosetta/index.html

Agência Fapesp