Notícia

O Popular (Goiânia, GO)

Naturalmente descafeinado

Publicado em 05 agosto 2010

Por Nara De Los Angele

Quem não dispensa uma boa xícara de café, mas é sensível a cafeína, tem como opção o café descafeinado. Em supermercados e lojas especializadas, lá está ele, empacotado, produzido industrialmente.

Mas existe o fruto com essa característica natural. Pesquisadores brasileiros anunciaram, em 2004, a descoberta de pés de café sem cafeína. O problema era a baixa produtividade das plantas. Não é mais.

Um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), resultou, em sete cafeeiros produtivos e praticamente sem cafeína.

"A ideia é oferecer um café que não passe por processo químico de retirada da cafeína", explica o autor do estudo, o engenheiro agrônomo e diretor do Instituto de Biologia da Unicamp, Paulo Mazzafera.

O pesquisador diz que o processo químico elimina substâncias que ajudam a formar a qualidade da. bebida. Ele diz que, além de não ter contato com solventes, a vantagem do café naturalmente sera cafeína é manter todas os elementos importantes para o desenvolvimento do aroma e sabor.

Processo mutagênico

Mazzafera conta que sementes de uma variedade produtiva, a Catuaí Vermelho, plantada no Brasil e em outros países da América Latina, foram tratadas com dois agentes mutagênicos e colocadas para genninar. As plantas resultantes foram analisadas para cafeína e as selecionadas - sem cafeína - cultivadas e crescidas até a produção de frutos.

O pesquisador diz que a mutação não tem nada a ver com transgenia. "Altera-se uma sequência de bases do DNA, mas sempre o DNA será o da planta. Há mutação em plantas todos os dias. O que fiz foi simplesmente acelerar o processo.""

Quanto à possibilidade de agricultores plantarem a variedade, Mazzafera diz que deve demorar um pouco, pois as plantas apresentam abertura precoce das flores, favorecendo cruzamento com plantas com cafeína. "É preciso estudar como controlar isto."