Notícia

O Girassol online

Natura reforça seu compromisso com a Inovação

Publicado em 16 dezembro 2013

Única empresa brasileira a figurar entre as 10 mais inovadoras do mundo, de acordo com ranking da revista Forbes, a Natura mais uma vez reforça seu comprometimento com a inovação constante dos seus produtos, processos e tecnologias. A FINEP (Agência Brasileira de Inovação companhia) acaba de conceder à companhia financiamento recorde, no valor de R$ 205 milhões, para suas iniciativas em pesquisa e desenvolvimento, e, em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a empresa lança edital para criação de Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano.

 

O valor aprovado pela FINEP financiará o portfólio de projetos de Inovação da Natura nos próximos dois anos, com objetivos de curtoe longo prazos. Estão inclusos o desenvolvimento de novas tecnologias, considerando ingredientes da biodiversidade brasileira e técnicas de bioagricultura, iniciativas de segurança do consumidor, com pesquisa sobre novos métodosalternativos aos testes em animais, e programas de inovação aberta, que visam aproximar ainda mais a empresa dos seus principais parceiros de inovação – universidades, institutos de pesquisa e os próprios consumidores.

 

“Inovar faz parte do DNA da Natura. Nos últimos dois anos, nosso índice de inovação foi de 67,2% e o financiamento concedido pela FINEP nos auxiliará a seguir nesse ritmo”, afirma Gerson Pinto, vice-presidente de Inovação da Natura. “A visão de inovação da Natura é ampla e engloba a concepção de produtos, a gestão dos impactos ambientais e o desenvolvimento de novos negócios” completa o executivo.

 

De acordo com o Glauco Arbix, presidente da FINEP, “A Natura é uma empresa dinâmica e madura do ponto de vista tecnológico, além de fazer parte de um pequeno grupo, que não chega a duas mil empresas, que inova sistematicamente”.

 

Já a parceria com a FAPESP tem como objetivo estruturar um Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano, voltado ao desenvolvimento de estudos científicos que integram a Neurociência e a Psicologia Positiva. A intenção é entender os componentes do bem-estar humano, observando padrões culturais e sociais que serão posteriormente aplicados em novos produtos, conceitos e serviços.

 

Ao todo, o investimento púbico-privado nesse projeto será de atéR$ 20 milhões para o período de até 10 anos, valor compartilhado igualmente entre ambas as instituições. A implantação ea condução do programa ficarão sob a responsabilidade de uma instituição de pesquisa parceira, sediada no Estado de São Paulo, a ser selecionada pelo edital, sendo possível a apresentação de propostas até 14/03/2014.

 

“A razão de ser da companhia está intrinsicamente atrelada à comercialização de produtos e serviços que promovam o bem estar bem das pessoas, daí da razão para conduzirmos estudos nessa área”, comenta Gerson. “A Natura é a primeira empresa brasileira a lançar um edital dessa natureza, para a promoção de pesquisa e inovação em um modelo colaborativo de vanguarda, que envolve a academia e recursos públicos de fomento”.

 

Para o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, o Centro de Pesquisas levará ao desenvolvimento de estudos avançados, com grande potencial de aplicação. “Esta Chamada de Propostas de Pesquisa resulta de um esforço conjunto da FAPESP e da Natura para estimular pesquisa avançada, internacionalmente competitiva. Inspirado no modelo dos Cepids, o Centro de Pesquisas que virá a ser selecionado deverá abrir espaço para a pesquisa científica na fronteira do conhecimento e, ao mesmo tempo, com resultados voltados para aplicações e inovação”, diz.

 

Para conhecer o edital e submeter proposta, o candidato pode acessar o site da FAPESP (www.fapesp.br) ou consultar o portal Natura Campus (www.naturacampus.com.br).

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,5 milhão de consultoras, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.

 

A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Este investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos, de 67,2%. Por conta da atuação consistente ao longo de anos num comportamento empresarial alinhado com a sustentabilidade, a Natura foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a segunda empresa mais sustentável do mundo – e primeira do hemisfério sul – no ranking Global 100, da organização canadense Corporate Knights.

 

Sobre a FINEP

Empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a missão da Finep é promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A Agência atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Criada em 24 de julho de 1967, um dos marcos da Finep foi a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras. A capacidade de financiar todo o sistema de C,T&I, combinando recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis, assim como outros instrumentos, proporciona à FINEP grande poder de indução de atividades de inovação, essenciais para o aumento da competitividade do setor empresarial.

 

Sobre a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, é uma das principais agências brasileiras de fomento à pesquisa. Criada em 1962, tem como missão apoiar o avanço do conhecimento, a infraestrutura de pesquisa e a pesquisa com vista a aplicações, por meio de concessão de bolsas de estudo, no país e no exterior, e de auxílios a projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. A FAPESP é mantida pela transferência de 1% das receitas tributárias do Estado de São Paulo. Em 2012, o dispêndio da Fundação foi de R$ 1,035 bilhão para o apoio a projetos de pesquisa. Aproximadamente um terço de seu desembolso anual é destinado para a formação de pesquisadores por meio de bolsas. Mais de 50% são aplicados na pesquisa acadêmica, e 10% são investidos em pesquisas voltadas para a aplicação, em pequenas empresas ou em parcerias entre universidade e empresas, também para subsidiar a formulação de políticas públicas. Para mais informações, visite o site www.fapesp.br