Notícia

Cidade Marketing

Natura apresenta cases de desenvolvimento sustentável na Conferência Ethos 360°

Publicado em 20 setembro 2016

Por Thales Brandão

A Natura é uma das patrocinadoras da Conferência Ethos 360°, um dos maiores eventos sobre sustentabilidade na América Latina, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A multinacional brasileira de cosméticos apresentará cases de iniciativas que buscam criar impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente.

Programação Natura: 
3ª feira, 20 de setembro

17h: Uma aplicação do IDH para a geração e mensuração do impacto social 
A diretora de relacionamento da Natura, Cida Franco, apresentará o IDH-CN, o primeiro indicador de desenvolvimento humano corporativo do mundo. O estudo foi concebido a partir de uma adaptação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para avaliar a qualidade de vida das Consultoras Natura em três dimensões: trabalho, saúde e conhecimento.

18h: Como identificar problemas socioambientais e medir os impactos da colaboração intersetorial que buscam impulsionar o progresso social 
Em parceria com outras empresas, comunidades de base, ONGs e a sociedade civil, a Natura construiu em 2015 Planos de Desenvolvimento Locais para as regiões de seu centro de distribuição, no Distrito Jaguara, em São Paulo; de sua sede em Cajamar (SP); de seu complexo industrial em Benevides (PA); e do Médio Juruá (AM), que reúne comunidades ribeirinhas que fornecem ativos da biodiversidade para a empresa. A iniciativa teve origem no mapeamento das comunidades a partir da metodologia do Índice de Progresso Social, concebido pelo economista americano Michael Porter. Ronaldo Freitas, gerente de sustentabilidade da Natura, e Mauricio Florindo, líder comunitário do Distrito Jaguara contarão sobre o projeto.

4ª feira, 21 de setembro

10h: O empoderamento das comunidades e o desenvolvimento sustentável da Amazônia 
Através do Programa Amazônia, a Natura abraça o desafio de contribuir ativamente para a implantação de um novo modelo de desenvolvimento para a região Amazônica, mais inclusivo e sustentável, que valorize a "floresta em pé" e acolha seus habitantes. 
Ronaldo Freitas, gerente de sustentabilidade da Natura, falará sobre a atuação da empresa na região amazônica.

15h: Inovação Aberta: Inovação através da parcerias entre empresas e universidades 
A Natura trabalha no modelo de inovação aberta há dez anos. Em 2016, a empresa inaugurou o Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano em parceria com a Fapesp, a USP, a Unifesp e a Mackenzie. A gerente de Inovação Aberta da Natura, Luciana Hashiba, participa do painel.

17h: Aprimorando a gestão da mudança do clima: exemplos inovadores de empresas protagonistas no tema 
A Natura é a primeira empresa da América Latina a contabilizar o impacto de seus negócios no meio ambiente e na sociedade, por meio da metodologia internacional Ganhos e Perdas Ambientais, conhecida em inglês como EP&L. O estudo é uma análise profunda de todas as etapas de vida dos produtos da companhia, desde a extração da matéria-prima, passando por fabricação, transporte, uso e descarte dos materiais. O gerente de sustentabilidade da Natura, Keyvan Macedo, debaterá sobre práticas protagonistas como estas com representantes de outras empresas do Fórum Clima do Instituto Ethos.

Serviço: 
Conferência Ethos 360º - Diálogos e compromissos para a transformação do Brasil 
Quando: 20 e 21 de setembro de 2016
Local: Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, São Paulo/SP
Programação completa: http://www.conferenciaethos.org/