Notícia

Jornal da Ciência online

Narrativas brasileiras (1 notícias)

Publicado em 24 de junho de 2009

Por Fábio de Castro

Agência Fapesp

O livro Despropósitos

Estudos de ficção brasileira contemporânea, de Tânia Pellegrini, foi premiado pela Associação de Estudos Latino-Americanos (Lasa) como “o melhor livro em português publicado em 2008”. A obra, publicada com auxílio da Fapesp, concorreu com publicações relacionadas a estudos brasileiros em todas as áreas das ciências humanas.

Tânia, que é professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu o prêmio durante o 28º Congresso Internacional da Lasa, ocorrido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), entre 11 e 14 de junho.

A Lasa, associação científica multidisciplinar com sede na cidade de Pittsburgh (Estados Unidos), reúne mais de 5 mil especialistas no mundo, provenientes das disciplinas e profissões no âmbito das ciências sociais e humanas, que se dedicam ao estudo da América Latina.

“O livro reúne dez ensaios que tratam de aspectos importantes da produção de narrativas ficcionais no Brasil contemporâneo – tanto a literária como a audiovisual. Nesses textos, eu trato de questões como o funcionamento do mercado editorial e audiovisual de massa, a violência, o realismo, o aborto, a escrita das mulheres, a relação entre a ditadura militar e as telenovelas e a censura”, disse Tânia.

Segundo a professora, o conjunto de ensaios foi desenvolvido, ao longo de vários anos, com base nos trabalhos produzidos no Laboratório de Estudos de Ficção Contemporânea (Lefic) da UFSCar, criado por ela, em 1999, com apoio da Fapesp na modalidade Jovem Pesquisador.

“O Lefic realiza pesquisas sobre as formas contemporâneas de produção narrativa literária e visual, analisando-as sob as perspectivas de seus temas, situações e consumo. O laboratório conta com um acervo próprio, utilizado para pesquisas: uma hemeroteca com 5 mil recortes, uma biblioteca com 300 livros, revistas acadêmicas, periódicos, vídeos e DVDs”, explicou a professora.

A professora diz que as características do laboratório explicam a variedade temática do livro. “Ali trabalho com meus alunos, abordando um amplo espectro de linhas de pesquisa. Muitos desses ensaios foram escritos para congressos internacionais da área. Existem diversos grupos que trabalham com a literatura brasileira contemporânea não apenas no Brasil, como também nos Estados Unidos e outros países onde há centros de estudos brasileiros”, disse.

De acordo com ela, os ensaios contidos no livro também se aprofundam em análises sobre autores brasileiros importantes como Graciliano Ramos, Jorge Amado e Milton Hatoum. “Além desses ensaios literários, falo também sobre gêneros de literatura da contemporaneidade”, disse.

Tânia afirma que o livro se destina a todos aqueles que se interessam por literatura, cinema e televisão e querem ter uma visão ampliada da produção e do consumo desses produtos culturais. O prêmio "Melhor Livro em Português", concedido pela Lasa, é conferido por um conjunto de estudiosos brasileiros e norte-americanos da área de Humanas que fazem parte da associação.

“A Lasa reúne especialistas de todas as disciplinas e profissões que se dedicam ao estudo da América Latina em todo o mundo. Trata-se de um prêmio de bastante prestígio acadêmico, principalmente nos Estados Unidos", disse a professora.

(Agência Fapesp, 24/6)