Notícia

Esteta

Nanox lança produto para setor moveleiro em feira internacional

Publicado em 16 março 2013

Por José Angelo Santilli

A Nanox S/A, empresa líder no mercado brasileiro de produz antimicrobianos inorgânicos (materiais bactericidas), spin-off do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) , lança, na Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para Indústria Moveleira – FIMMA Brasil dois produtos em parceria com as empresas Guararapes e Farben Tintas.

A FIMMA acontece em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul de 18 a 22 de março de 2013. A parceria com a Farben Tintas permitiu esta lançar uma linha de tintas e vernizes especiais com proteção antimicrobiana, ou seja, os móveis agora poderão ter um acabamento que elimina bactérias e fungos. A empresa Guararapes está criando uma linha de paineis em madeira com proteção antimicrobiana, para eliminar bactérias e fungos das superfícies dos produtos.

O Diretor de Marketing da Nanox, Daniel Minozzi, conta que estas são as primeiras parcerias da empresa no setor moveleiro. “A Guararapes e Farben Tintas estão licenciando nossa marca NANOXClean®, ou seja, nossa parceria esta além de um simples fornecimento de matériap-prima, nós estamos criando diferenciais no mercado e inovando”.

Sobre a Nanox

A empresa Nanox nasceu de um projeto desenvolvido por três jovens universitários, André Araújo, Daniel Minozzi e Gustavo Simões que, ainda quando estudantes da Universidade Federal de São Carlos desenvolveram o projeto e, durante a pós-graduação no Instituto de Química da Unesp, Câmpus de Araraquara, o aperfeiçoaram.

Em 2006 a empresa Nanox desperta o interesse de investidores através de seus projetos e recebe investimento do fundo de investimentos Venture Capital, Fundo Novarum, para finalizar o desenvolvimento de produtos e comercialização, sendo a primeira empresa de nanotecnologia investida na America Latina.

No ano de 2007 a empresa concorre ao prêmio Finep de Inovação destacando-se como grande vencedora. Em 2009 a empresa foi a vencedora do 3o Prêmio Empreendedor de Sucesso da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Fundação Getúlio Vargas na categoria crescimento e recebeu o selo de Empresa Inovadora concedido pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, ANPEI.

A Nanox é uma das primeiras empresas de nanotecnologia do Brasil e hoje a maior do setor no Brasil sendo a primeira empresa brasileira a exportar nanotecnologia. É uma empresa que utliza a nanotecnologia para desenvolver e customizar materiais antimicrobianos inorgânicos trazendo proteção e segurança para seus clientes.

O foco da empresa é na produção de antimicrobianos. Os principais produtos de aplicação da tecnologia são as embalagens plásticas para alimentos. A atuação dá-se também em produtos da linha branca, bebedouros, carpetes e equipamentos odontológicos.

Sobre o CMDMC

O Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) é um centro integrado de pesquisa científica e tecnológica financiado pela FAPESP, cujo foco principal é o desenvolvimento de novos materiais inorgânicos e de novas tecnologias de síntese e processamento.

A característica mais importante desse centro é a multiplicidade de suas missões. Além da missão primordial de desenvolver pesquisa em materiais cerâmicos, básica ou voltada para a inovação, focalizada em objetivos específicos, o centro tem como missão não menos importante, desenvolver mecanismos efetivos de transferência de conhecimento para a sociedade.

Entre os aspectos inovadores do Centro salienta-se o componente educacional, em todos níveis, de sua missão. Além de desenvolver os programas de iniciação científica e de pós-graduação, vinculados a programas de renome como IQ-Unesp-Araraquara, DQ-UFSCar, IFSC-USP-São Carlos, DF-UFSCar, DEMa-UFSCar e IPEN, cabe também ao CMDMC realizar atividades de extensão na área de educação básica, tais como iniciação científica para alunos e professores de segundo grau, treinamento de professores e cursos de difusão científica.

Portal Unesp