Notícia

Jornal da Unesp

Nanotecnologia na cosmética

Publicado em 01 janeiro 2007

DVD aborda novidades como produtos para coloração e alisamento de cabelos

O Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp, lança o DVD Nanotecnologia e Cosméticos: Inovações. O objetivo é divulgar pesquisas nanotecnológicas na área cosmética, especialmente novidades em produtos para coloração, relaxamento e alisamento de cabelos.
Esse é o segundo documentário em DVD sobre nanotecnologia lançado pelo Centro, de uma série de cinco. O primeiro abordou a história e a evolução da ciência nano, ou ciência das coisas muito pequenas. Os próximos DVDs terão como temas energia, nanofios, nanofitas e nanotubos e a influência da nanotecnologia na elaboração de produtos e processos que beneficiam a sociedade.
O CMDMC congrega pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC), do Instituto de Química, campus de Araraquara, e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Produzido em parceria com a Oz Produtora, com apoio de Fapesp, UNESP, UFSCar, CNPq, Ipen, USP e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o documentário será distribuído em escolas de ensinos médio e fundamental do Interior de São Paulo, além de órgãos de ciência e tecnologia.