Notícia

Tecnodefesa

Nanossatélite nacional finaliza campanha de testes no LIT

Publicado em 23 setembro 2020

Por Paulo Roberto Bastos Jr.

O Modelo de Engenharia, primeiro modelo de desenvolvimento, do Nanossatélite NANOMIRAX/CRON-1 realizou sua campanha de teste ambientais no Laboratório de Integração e Testes (LIT.) Foram executados os testes dinâmicos e de ciclo térmico em pressão ambiente para aceitação de alguns subsistemas do satélite.

Este satélite é o primeiro Cubesat (2U) desenvolvido por uma empresa privada brasileira, a CRON. O projeto foi selecionado numa das chamadas do Programa de inovação de pequenas empresas (PIPE) da FAPESP. No projeto também participam a empresa EMSISTI criada por ex-alunos da pós-graduação do INPE, as empresas brasileiras HorusEye e USIPED, e o grupo de Astrofísica do INPE.

A carga útil é constituída por uma câmera com 4 detetores de raios X e 3 placas eletrônicas para demonstração tecnológica. A missão cientifica deste projeto consiste na detecção de radiação de raios-X e raios gama no espaço, possivelmente de explosões cósmicas, como rajadas de raios gama (GRBs).

A CRON

A CRON Sistemas e Tecnologias é uma empresa dedicada a aplicações de cube e nanossatélites e no desenvolvimento “turn key” de missões espaciais que os utilizem. Desde a concepção, até o seu desenvolvimento, lançamento e operação. A empresa nasceu da Alpha Comercio e Consultoria Ltda. e é a componente de engenharia e desenvolvimento das duas empresas.

Seus sócios são engenheiros e profissionais oriundos do INPE e do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico da Força Aérea Brasileira (DCTA). Estiveram envolvidos no desenvolvimento da primeira missão brasileira com o uso de um cubesat (NanosatC-Br1) e outras que se seguiram (NanosatC-Br2, ITASAT e SPORT) com esse tipo de satélite.

Antes, trabalharam também com os primeiros satélites nacionais de maior porte (SCD-1 e SCD-2 e CBERS) e com projetos de lançadores e aeronaves nacionais em cooperações internacionais, através do DCTA/IFI e Embraer.

Sobre o LIT

O Laboratório de Integração e Testes (LIT), inaugurado em 02 de dezembro de 1987, tem como missão:

Contribuir para a progressiva autonomia do país em áreas estratégicas; Prover suporte técnico para os esforços do setor produtivo nacional em desenvolver sua competitividade no mercado internacional; Criar o ambiente necessário para a promoção de programas espaciais nacionais e em cooperação com outros países, provendo serviços de alta qualidade, baixo custo e nos prazos corretos.

O LIT é um dos laboratórios do INPE em São José dos Campos. Situada no eixo Rio-São Paulo, a cidade possui satisfatória infraestrutura urbana e de serviços, além de ser um polo de desenvolvimento tecnológico nacional.

Conforme a estrutura organizacional oficial, o LIT é subordinado diretamente à Direção Geral do INPE e possui uma estrutura organizacional funcional com os seguintes níveis hierárquicos: gerentes setoriais e responsáveis por módulos de atividades.

Fontes: INPE e CRON

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Inpe Tarauacá Notícias Inpe Grupo Orzil Ecoamazônia Paraíba Online dy.163 (China)