Notícia

UniToledo - Centro Universitário Toledo

Na Toledo, cresce número de alunos aprovados na OAB

Publicado em 07 outubro 2011

No IV Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), último realizado, dos 66 candidatos aprovados em Prudente, 43 são da Toledo. Destes, cerca de 20 ainda concluirão em 2011 o curso de ensino superior.

O estudante Alexandre Janólio Isidoro Silva cursa o 10º termo de Direito na Toledo Presidente Prudente e irá colar grau em janeiro de 2012, mas já foi aprovado no Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde o início do segundo semestre deste ano.

Para ele, que atualmente faz estágio na Procuradoria Geral do Estado, a possibilidade do aluno prestar a prova no último ano e obter a aprovação antes mesmo da conclusão da graduação, é um benefício bastante interessante e ocorre cada vez mais em se tratando de alunos da Toledo. "Vejo isto de uma maneira geral, todavia estudantes da Toledo têm esta possibilidade em maior escala, já que a Instituição proporciona todo um aparato curricular para que o aluno preste o Exame no último ano do curso, principalmente por possibilitar que a defesa da Monografia ocorra no quarto ano", diz.

Na mesma situação, está a aluna Karina Denari Gomes de Mattos, que foi aprovada no Exame 2010.3 e é pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Segundo ela, apesar do nível de exigência da prova ser alto, a grade curricular e os professores da Toledo oferecem respaldo necessário para que cada vez mais, antes mesmo da colação de grau oficial do aluno, eles já tenham sido aprovado neste processo seletivo. "Faço planos de advogar a partir do próximo ano no intuito de cumprir o tempo mínimo de carreira solicitado por algumas carreiras públicas jurídicas", enfatiza.

Diferentemente de Alexandre e Karina, a estudante do 8º termo, Raquel Lençoni se prepara para prestar pela primeira vez o Exame da Ordem. Ela explica que este é um período de muita dedicação envolvendo pesquisa e estudos, já que, o nível de dificuldade do Exame está cada vez maior. "Pretendo realizar a primeira prova assim que estiver no último ano, já que com isso, tenho a chance de saber como é a prova, tirar as eventuais dúvidas que surgirem com os professores da Toledo e ainda ter outras oportunidades de prestar o exame antes mesmo de colar grau oficialmente", explica.

O coordenador regional do Exame da OAB Presidente Prudente, Herbert Martins enfatiza que a região dispõe de significativos resultados e que estamos inclusive acima do nível de aprovação estadual, por isso, ele esclarece que as instituições de ensino superior possuem relevante participação nesta conquista. "Por isso sempre procuro dizer que a escolha da faculdade de Direito é algo extremante importante e que deve ser levado em consideração pelos estudantes que seguirão a carreira jurídica", conclui.

Foto: Candidatos momentos antes do início da prova da OAB em Prudente