Notícia

Passa Palavra

Na sombra dos heróis

Publicado em 03 novembro 2020

Por Alan Fernandes

Segundo o Aulete digital, um herói caracteriza-se sob a forma de um homem notável por sua coragem, feitos incríveis, generosidade e altruísmo. A lembrança do termo já é capaz de produzir em nossas cabeças vários exemplos, seja na história dos homens vivos ou nos contos. Zumbi dos Palmares, Thor, Robin Hood, Lênin, Tiradentes… É possível contestar cada um desses segundo suas contradições pessoais, mas não ignorar seu títulos.

Mas não são desses heróis que quero me ocupar. Sob a sombra dos heróis escondem-se os párias da sociedade, que em verdade são os protagonistas da história. Acontece o que pode se chamar de reificação desses sujeitos e legitimam-se figuras que se destacam e passam até a roubar-lhes o protagonismo.

Tal como propôs João Bernardo, escritor e militante português, em seu Economia dos Conflitos Sociais, gostaria de voltar a atenção para os heróis subterrâneos, aqueles encarregados da produção material da vida como a conhecemos.

“Pois não dizemos nós, qualquer de nós, que Eiffel ‘construiu’ a sua torre, quando ele não fez outra coisa senão conceber um desenho que, ou nem sequer traçou detalhadamente no papel ou, quando muito, apenas ajudaria a riscar? Não assenta a nossa linguagem corrente precisamente na anulação ideológica da prática material?” [1]

É desses heróis que não temos visto ou ouvido falar, e não seria diferente na pandemia.

* * *

Nos últimos meses o embate entre o governo federal, na pessoa de Jair Bolsonaro (sem partido) com governadores e prefeitos — reconhecendo aqui o completo desprezo do primeiro pelas autoridades ministeriais — provocou uma sabotagem sistemática das medidas necessárias para conter a disseminação do novo coronavírus. Não satisfeito em afastar dois ministros, agora tensiona com o terceiro quando o assunto é pôr fim ao sofrimento de milhares de famílias. Para isso, tensionará também com quem quer que seja para dar ênfase ao lobby da cloroquina e sua ideologia de imunidade de rebanho. O palco atualmente se dá ante a intenção do governador de São Paulo, João Dória, em importar vacinas vindas da China com pesquisa em parceria com o Instituto Butantan. A Coronavac, que, segundo o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, seria a “Vacina do Brasil”,havia sido aprovada para importação pela Anvisa e o ministério tencionava comprar 46 milhões de doses dessa vacina para inclusão no programa de imunização. No dia seguinte, no entanto, o Presidente da República recua na decisão e desautoriza seu ministro.

“Não compraremos vacina chinesa”, disse Bolsonaro. A frustração envolveu ninguém menos que o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, que procurou acalmar os ânimos. Quem presta atenção nesse embate pode perceber quão militante o bolsonarismo é em negar as consequências da pandemia. Foi assim no começo, por que não seria agora? Mas quem olha com olhares não maniqueístas poderá perceber que combater o negacionismo não significa defender Dória e outros falsos moderados com unhas e dentes.

Vejamos: ainda em maio João Dória (PSDB-SP) nega a necessidade de aplicar um lockdown severo e se mostra otimista sobre o controle da doença nas unidades hospitalares. Segundo a Brasil Wire, tanto o governo quanto a Prefeitura de São Paulo estariam sendo assessorados por duas empresas americanas, Oliver Wyman e Boston Consulting Group. Aqui vai um “spoiler” do artigo Consultores Americanos por trás do flerte com a morte em SP — para quem não conhece as empresas ou mesmo a responsabilidade destas sobre o número de casos em Nova York — não deu certo. É dessas empresas que pouco entendem de infectologia, mas sim de gestão de negócios, que parte a assessoria estratégica da reabertura em estados como Nova York e que vai motivar o “Plano São Paulo”. Sem me alongar, porque o leitor preferirá muito mais consultar os dados no artigo mencionado, é possível perceber que, se há um discurso “economia x vidas”, Dória não estaria ao lado das “vidas”; estaria antes de tudo esquivando-se da verbalização desse negacionismo, mas o aplicando economicamente.

Ainda na semana do embate com o presidente da república, Alicia J. Kowaltowski e Paulo A. Nussenzveig fazem um apelo em uma edição da Folha de S. Paulo para que Dória desista do projeto de lei 627/2020 que corta 30% do orçamento da FAPESP. Dória afirmou no dia 21 de setembro que seu diferencial em relação à Bolsonaro é que “O que determina todas as ações do goverrno de São Paulo é a ciência e a medicina. Não é pressão política, nem eleitoral, nem econômica, nem pessoal, nem de amigos, nem de familiares: é a ciência e a saúde”. Suas ações, no entanto, mostram o contrário. E os estudos da Fapesp se mostraram cruciais para se entender como o Zika promove a microcefalia, por ter identificado o coronavírus no país e por ter possibilitado respiradores de baixo-custo. Essa é a ciência do “Plano São Paulo”.

Contra uma contemplação dos heróis, oponho a estes uma massa que desde cedo apoiou o isolamento social, quando não o fez materialmente. É o caso de operadores de telemarketing que em meados de março já denunciavam suas empresas que ainda exigiam trabalho presencial, dos trabalhadores que recorreram à EPIs e protestaram contra o fechamento de hospitais de campanha, e da grande massa dependente do Auxílio Emergencial, que sabe que hoje recuperar a economia é resguardar a vida de milhares de trabalhadores. São esses heróis que são reificados pela grande imprensa e órgãos de comunicação estatal e que, sob a sombra dos “heróis”, não têm engolido o papo de “economia x vidas”, têm procurado pautar os dois.

Notas

[1] BERNARDO, João. Economia dos Conflitos Sociais. 1. ed. São Paulo – SP: Cortez, 1991. pág 50.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo Folha.com Agora São Paulo Folha.com UOL Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo TV Cultura Folha.com Valor Econômico online Valor Econômico Folha.com Folha de S. Paulo Valor Econômico online Valor Econômico Estadão.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha.com Folha de S. Paulo Valor Econômico online Valor Econômico Jornal Primeira Página O Globo online Estadão.com O Estado de S. Paulo Jornal da Ciência online Cruesp - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo Jornal da USP online ISN Portal DCM - Diário do Centro do Mundo Yahoo! Finanças Folha de Londrina online Mix Vale ContilNet Notícias DL News Meon Notícias ao Minuto ID News ABC - Academia Brasileira de Ciências Adusp - Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo ABC - Academia Brasileira de Ciências Yahoo! Vida e Estilo ABC - Academia Brasileira de Ciências Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Programa InfoSalud (Argentina) Saber Atualizado Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da USP online Revista Seleções online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da USP online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência USP São Carlos Democracia Política e novo Reformismo ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal GGN ABC - Academia Brasileira de Ciências Bonde Jornal Cidade - Rio Claro SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal da USP online Jornal da USP online Blog Folha Verde News Democracia Política e novo Reformismo Brasil Soberano e Livre Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública ABC - Academia Brasileira de Ciências Câmara Municipal de Araraquara UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal O Imparcial Jornal da USP online PSDB ID News Jornal da Ciência online Câmara Municipal de Araraquara Blog Prontidão Total Democracia Política e novo Reformismo Jornal da Ciência online Portal Vermelho Jornal da USP online Consultor Jurídico Campo Grande News Jornal da Ciência online Head Topics (Reino Unido) Carta Campinas PAT - Pesquisa ao Alcance de Todos (PUC, MG) JC Notícias (São Paulo, SP) ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal da Ciência online Jornal da USP online Gazeta do Povo online (PR) USP São Carlos DHoje Interior online Jornal da Ciência online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Portal Vermelho Grabois Blog do Renato Consultor Jurídico Araraquara News