Notícia

Século Diário

Na internet, lista com mais de 40 mil espécies da flora brasileira

Publicado em 21 agosto 2010

Por Flavia Bernardes

A Lista de Espécies da Flora do Brasil está disponível para acesso pela internet, com informações sobre mais de 40 mil espécies da flora brasileira, divididas em angiospermas, algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e 3,6 mil fungos, conforme divulgado pela Agência Fapesp.

Coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), a lista apresenta um total de 40.988 espécies da flora brasileira, sendo 3.608 de Fungos, 3.495 de Algas, 1.521 de Briófitas, 1.176 de Pteridófitas, 26 de Gimnospermas e 31.162 de Angiospermas.

O documento faz parte da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC), que tem o objetivo de facilitar o consenso e a sinergia nos níveis global, nacional e regional e local para impulsionar o conhecimento e a conservação de plantas.

Entre as 16 metas da GSPC, a primeira é a de desenvolver uma "lista funcional amplamente acessível das espécies conhecidas de plantas de cada país, como um passo para a elaboração de uma lista completa da flora mundial".

Com este passo cumprido, o sistema também está inserido nas metas da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB).

Para a construção da lista, o primeiro passo consistiu na integração de listas já publicadas ou disponibilizadas por especialistas nos diferentes grupos. Com a compilação dos dados e a contribuição dos especialistas e instituições de pesquisa, o objetivo é que os dados sejam atualizados periodicamente.

A estimativa dos organizadores é que a lista seja transformada em livro para ser lançado no 61º Congresso Nacional de Botânica, que ocorrerá de 5 a 10 de setembro, em Manaus.

A lista está disponível no endereço http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010