Notícia

Jornal da Unesp

Na elite da ciência internacional

Publicado em 01 novembro 2013

Dois pesquisadores da Unesp foram eleitos fellows da TWAS, The World Academy of Sciences – for the advancement of science in the developing countries. Nathan Berkovits, professor do Instituto de Física Teórica, Câmpus de São Paulo, e Vanderlan Bolzani, do Instituto de Química, Câmpus de Araraquara, passaram a integrar um grupo de excelência ciência mundial.

A escolha aconteceu na 24º Reunião Geral da academia, realizada em Buenos Aires, Argentina, no dia 1º de outubro.Este é um reconhecimento pela contribuição dos cientistas escolhidos para a ciência e para a sua promoção nos países em desenvolvimento”, declarou Chunli Bai, presidente da TWAS. A entrega da honraria será em 2014, em data a ser marcada, durante a 25º Reunião Geral da associação.

Diretora executiva da Agência Unesp de Inovação (Auin), Vanderlan integra entidades científicas como Royal Society of Chemistry, a Academia Brasileira de Ciências e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo, além do Comitê Científico criado pela empresa francesa L'Oreal. Atualmente, também participa da coordenação do programa Biota-FAPESP/BIOprospecTA.

Berkovits é diretor do South American Institute for Fundamental Research (ICTP) e, por seus trabalhos relacionados à Teoria das Supercordas, já havia recebido o Prêmio TWAS em Física de 2009. Entre outras entidades, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado.

A TWAS é uma academia científica internacional, fundada em 1983, em Trieste, na Itália. Sua principal missão é promover a excelência científica e capacidade para o desenvolvimento sustentável com base científica em países emergentes.