Edital Amazônia 10 é uma iniciativa conjunta dos governos estaduais, por meio de fundações de estudo
Na abertura do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) – Manaus 2022, nesta quinta-feira (06/09), o governador Wilson Lima anunciou que o Governo do Amazonas investirá cinco milhões de reais no edital Amazon 10, iniciativa conjunta dos dois conselhos de estudo para o avanço da ciência, geração e inovação na Amazônia Legal.
A abertura do fórum ocorreu no auditório da sede do governo do Amazonas, no distrito de Compensa, na zona oeste. A Amazônia 10, apresentada no fórum, é uma filial do programa Amazônia 10, apresentada pelo governador na reunião anual do Grupo de Trabalho GCF, realizada no Amazonas em março deste ano. Na época, Wilson Lima, presidente da reunião anual.
O público conta com recursos dos governos dos estados da Amazônia Legal, por meio de suas Fundações estaduais de Estudos (FAP), além do investimento monetário da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e dos governos de outros estados da região. . Nordeste, Sudeste e Sul do país. No Amazonas, o clube foi feito por meio da Fundação Nacional de Amparo à Pesquisa (Fapeam).
“O estado do Amazonas contribui com mais de cinco milhões de reais para esses subsídios. Aqui temos uma imensa escolha de estudos e matéria-prima. Que podemos localizar respostas para os distúrbios que encontramos em uma base. E estou convencido de que a Amazônia é a solução mundial”, disse Wilson Lima.
Até agora, 17 DPFs aderiram ao chamado público da Amazônia 10 e agências nacionais e de investimento também estão interessadas.
“Temos um momento muito especial, que é a primeira declaração pública emitida pelo governador Wilson Lima e outros governadores da Amazônia Legal, com um investimento muito significativo. Esse investimento será destinado, inicialmente, a estudar projetos, bolsas de estudo, e atuar de acordo com o que diz a opinião pública, a fim de resolver os transtornos na Amazônia”, disse a diretora-presidente da Fapeam, Marcia Perales.
Manaus tem representantes de 26
FAP, Secretários de Estado da TB
O programa é orindo das seguintes agências de investimento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Estudos e Projetos Financeiros (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sociedade Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Amanhã, dia 10, a programação da manhã também acontecerá no Comfort Hotel e, à tarde, a organização realizará um técnico para uma instituição de ST.
Min. 22° máx. 27