Notícia

Agência USP de Notícias

Musicologia Luso-Brasileira

Publicado em 13 agosto 2013

O Laboratório de Musicologia (LAMUS), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, realiza de 14 a 16 de agosto o quinto Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.

O tema deste ano é Música e Iluminismo no Espaço Luso-Brasileiro. O objetivo do evento, que conta com apoio da FAPESP, é levantar questões sobre o impacto do pensamento iluminista na produção e recepção musical no Brasil e em Portugal durante o século XVIII. Participam pesquisadores do Núcleo Caravelas da Universidade Nova de Lisboa, entre eles David Cranmer, Cristina Fernandes e Mário Marques Trilha.

As palestras acontecem no auditório do Centro de Informática de Ribeirão Preto (Cirp) e os consertos na Tulha do campus.

Na quarta-feira, dia 14, as atividades começam às 9 horas. Entre as palestras, A inspiração indígena na composição nacional de Maria Helena Rosa Fernandes, com as professoras Iracele Livero e Juliana Abra, da Universidade Sagrado Coração, de Bauru. Às 20h30, Mário Marques Trilha apresentará Concerto Inaugural de Cravo.

No dia 15, o evento começa às 9h30, com a palestra As obras teóricas musicais luso-brasileiras na segunda metade do século XVIII - transição e permanência, com Adeílton Bairral, professor da Universidade de Brasília (UnB). Ainda na quinta-feira acontece a Mesa Redonda, A historiografia musical luso-brasileira e a conceitualização do Iluminismo; como mediador o professor Diósnio Machado Neto, da FFCLRP que é o coordenador do Encontro. Às 20h30, encerrando as atividades do dia, concerto de piano, com David Cranmer.

Às 9h30, do dia 16, Wilson Pontes Júnior e Ronaldo Novaes, professores da Escola de Comunicação e Artes da USP, ministram a palestra Entre Atos: a instrumentalização da ópera na construção de identidades. Um estudo na Ribeirão Preto do início do século XX. Para finalizar o professor David Cranmer, ministra palestras a partir das 18 horas.

Todas as atividades do Encontro de Musicologia têm entrada fraca e acontecem no Centro de Informática de Ribeirão Preto (Cirp) e na Tulha do campus, na Avenida Bandeirantes, 3900. Ainda na esteira do Encontro de Musicologia, no sábado, dia 17, às 21 horas, o Teatro Minaz, que fica na Rua Carlos Chagas, 259, recebe a ópera O Basculho da Chaminé, escrita em Lisboa por Marcos Portugal, no final do século XVIII. A montagem é da Companhia de Ópera Minaz, com regência de Ricardo Bernardes. A montagem inaugura a parceria entre o LAMUS e a Companhia Minaz, para a realização de obras operísticas lusófonas e tem financiamento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. A finalidade é mostrar as possibilidades da prática musical como decorrência da pesquisa científica nesta área.

Detalhes da programação você confere no site no site do evento.

Mais informações: (16) 3602- 3136

Por Da Redação - agenusp@usp.br