Notícia

Folha Santista

Musicista de Santos integra o “Choronas”, grupo de choro feminino mais antigo do Brasil (1 notícias)

Publicado em 09 de dezembro de 2024

A flautista Cibele Palopoli também é vice-presidente e professora do Clube do Choro de Santos; “Choronas” vão se apresentar na cidade

“Choronas” é o nome do grupo feminino formado por quatro musicistas, que encanta o público interpretando ritmos como: choro, baião, maxixe e samba. Elas se apresentam em Santos, nesta sexta-feira (13), no Clube do Choro de Santos, dentro do projeto “Choro Patrimônio Santista”.

Prestes a celebrar 30 anos de carreira, em 2025, o grupo de choro feminino mais antigo do Brasil conta com a musicista de Santos, Cibele Palopoli (flauta transversal), além de Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão de 7) e Miriam Cápua (percussão).

Elas têm se apresentado no Brasil e no exterior, desenvolvendo projetos pedagógicos e atuando junto a artistas consagrados e importantes orquestras brasileiras.

Em 2022, o grupo foi convidado pela embaixada brasileira de Sofia, na Bulgária, para representar o país nas comemorações de 200 anos de Independência, em uma turnê pelo leste europeu levando o choro para Azerbaijão, Geórgia, Sérvia e Bulgária.

A partir de 2023, o grupo, contemplado pelo Proac, tem se apresentado em cidades do interior de São Paulo, com o projeto “Choro nas Conchas Acústicas”, passando por Atibaia, Santa Rita do Passa Quatro, Lençóis Paulista, Franca, Jundiaí e Indaiatuba.

Ainda em 2023, o grupo recebeu o Prêmio Profissionais da Música, como melhor grupo de choro. O grupo já lançou cinco CDs.

Cibele Palopoli

Flautista de Santos, ela é atuante tanto no erudito quanto no popular. Cibele já realizou inúmeros concertos em vários estados do Brasil e no exterior (Argentina, Moçambique, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Uruguai, Malta e Itália).

Enquanto pesquisadora, Cibele é autora da tese de doutorado “Violão velho, Choro novo”, defendida na Universidade de São Paulo em 2018. É também professora na Universidade Católica de Santos (UniSantos) desde 2016, tendo sido, em 2020, coordenadora do Curso de Licenciatura em Música.

Mestre em Artes (2011-2013) e bacharel em Música (flauta transversal, 2007-2010), também pela USP, foi bolsista FAPESP e do Grupo Santander, tendo realizado parte do mestrado no King's College London

Confira a agenda de dezembro

Rodas de Choro

12/12 – “Choro de Crina”;

18/12 – “Choro de Breque”.

Shows

13/12 – “Choronas”;

19/12 – Renan Bertho e “Choro de Breque”.

Aulas

19/12 – Renan Bertho

Serviço

“Choro Patrimônio Santista”: Rodas de Choro, oficinas e shows musicais;

Endereços:

Clube do Choro de Santos – Rua XV de Novembro, 68 – Centro;

Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Centro;

Casa das Culturas de Santos – Rua Sete de Setembro, 49 – Vila Nova;

Valor: gratuito.