Notícia

Agência C&T (MCTI)

Música e Mídia

Publicado em 01 novembro 2007

Novas abordagens sobre a canção

Organização Heloisa Valente


Este livro marca a primeira publicação de um grupo de pesquisa, o MusiMid — Núcleo de Estudos em Música e Mídia. Contando com pesquisadores de diversas universidades, o grupo já realizou reuniões, palestras e oficinas, além de dois encontros. No livro, a intenção é analisar a relação entre mídia e canção. São oito artigos de autores nacionais e estrangeiros, cada qual focando uma faceta do tema, por meio de linhas metodológicas pouco comuns à pesquisa em música, como teorias antropológicas e semióticas recentes. A idéia é que o leitor descubra novas maneiras de se pensar uma das mais tradicionais formas musicais, a canção. Entre os artigos temos " O hibridismo e a mestiçagem como instrumentos para o estudo da canção na América Latina", de Herom Vargas, "Notas sobre o violão na canção brasileira", de Teresinha Soares e "A face oculta do artista: o compositor e o intérprete de canções", de Cláudia Matos. Lançamento Via Lettera/Fapesp. 190 páginas, R$ 39,00.