Notícia

Revista Amazônia

Museus, Patrimônio e Inventários Participativos

Publicado em 24 janeiro 2018

Agência FAPESP – O minicurso Museus, Patrimônio e Inventários Participativos ocorrerá no Museu Republicano de Itu da USP nos dias 27 e 28 de janeiro de 2018, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

O minicurso promoverá discussões sobre museus e patrimônio cultural no Brasil, a partir das seguintes abordagens: “Patrimônio e educação: aspectos teórico-conceituais, perspectivas, conflitos e dilemas”, “Inventário participativo: metodologias de identificação, registro e difusão do patrimônio cultural local”; “Delimitando o território, as ferramentas e categorias para a realização do inventário participativo”; “O uso da história oral na elaboração dos inventários participativos”; e “Organização e difusão do inventário participativo”.

O curso será ministrado por João Paulo Vieira, assessor da Rede Indígena de Memória e Museologia Social e coordenador da Rede Cearense de Museus Comunitários e do Projeto Historiando.

As aulas ocorrerão no auditório da Casa do Barão do Museu (rua Barão do Itaim, 67, Centro, Itu). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (11) 4023-0240, menu 3, Serviço Educativo, ou pelo e-mail edu.mrci@usp.br.

Mais informações: https://goo.gl/q7Au6p.

Agência FAPESP