Notícia

O Imparcial (Presidente Prudente, SP)

Museu Municipal de PP é reestruturado

Publicado em 10 março 2005

Depois de quatro anos de trabalho e muito desempenho, o projeto de reestruturação do Museu Municipal de Presidente Prudente foi concluído. Patrocinado pelo Programa de Políticas Públicas da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o trabalho teve um investimento de .R$ 135 mil e foi desenvolvido por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Esta dual Paulista (Unesp).
Dentre os materiais recuperados encontram-se: fotografias históricas, recortes de jornais, m e documentos. As coleções dos jornais foram microfilmados e serão coloca das à disposição do público. Cerca de 390 mapas e seis mil fotos foram digitalizados e colocados em CD-Rooms. Além disso, 30 mil documentos de arquivo foram organizados por data e assunto e 40 fitas cassetes e três VHS recupera dos. "Também foram cadastrados e catalogados 120 animais empalhados e 600 peças históricas. O que ainda falta é a digitalização das discotecas e :dos filmes, ou seja, fazer o levantamento de tudo que temos", diz o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico e Memória, Ronaldo Macedo, 55 anos.
Quanto ás pessoas  que estiveram envolvidas no projeto, Macedo conta: "Tivemos cerca de dez docentes e 50 alunos participando. Cada área foi dividida de acordo com o tipo d material mais próximo. Os cursos de arquitetura e engenharia cartográfica, por exemplo, ficaram responsáveis pelos mapas. Ja o curso de Geografia trabalhou com jornais".
Entre os principais colaboradores do projeto estão  Rita Betlini, responsável pela organização das fotos ; Arlete Menegette, pelos mapas; Jairo Gonçalvez Melo, pelos jornais e arquivos e Maria Peregrina Fátima Rotta Furlanetti,  pelo projeto de Museu Escola. A próxima etapa será a revitalização da estrutura física do museu.