Notícia

O Liberal (PA)

Museu Goeldi leva prêmio na área de meio ambiente

Publicado em 24 maio 2005

Ciência e cultura

A Fundação Conrado Wessel (FCW) anunciou ontem os vencedores do Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2004, escolhidos após a análise de 79 trabalhos indicados por entidades de ensino e pesquisa de todo o Brasil. Os seis ganhadores receberão R$ 100 mil líquidos cada um. O Prêmio FCW de Ciência e Cultura corresponde ao total de R$ 860 mil brutos. De todos os ganhadores, apenas um é da região Norte: o Museu Paraense Emílio Goeldi, na categoria Ciência Aplicada ao Meio Ambiente.
Em São Paulo, duas instituições foram vencedoras: a Fundação Instituto Butantan, na categoria ciência geral e o Instituto Agronômico de Campinas, na categoria ciência aplicada ao campo. A região Nordeste teve um vencedor: o poeta Ferreira Gullar, na categoria literatura, representando o Maranhão. Na categoria ciência aplicada à água, o vencedor foi o Almirante Alberto dos Santos Franco, do Rio de Janeiro. O sul do País ganhou o prêmio da categoria medicina com César Gomes Victora, da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
O Prêmio FCW de Ciência e Cultura é considerado a maior premiação brasileira a área de ciência e cultura. A comissão julgadora do prêmio, coordenada pela Fundação Conrado Wessel, foi constituída por representantes das seguintes instituições parceiras: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro Técnico Aeroespacial (CTA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Academia Brasileira de Letras (ABL), Academia Brasileira de Ciências (ABC), além de representantes dos Ministérios da Agricultura, da Cultura, da Educação, do Meio Ambiente, da Marinha do Brasil e da Secretaria de Aqüicultura e Pesca.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 30 deste mês, às 19h30, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), com a presença de representantes das áreas de ensino e pesquisa de todo o Brasil, além de autoridades. Na ocasião, também será entregue o Prêmio FCW de Fotografia, que homenageia os melhores trabalhos na área de fotografia publicitária.
A Fundação Conrado Wessel nasceu em maio de 1994, de acordo com o testamento de Ubaldo Conrado Augusto Wessel, cujo desejo era criar uma entidade voltada para a filantropia e para o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil.