Notícia

O Reporter

Museu do Futebol inaugura primeiro Centro de Referência do Futebol Brasileiro

Publicado em 01 outubro 2013

SÃO PAULO (O REPÓRTER) - Será inaugurado nesta sexta-feira (4), às 10 horas, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro. O projeto ficará no Museu do Futebol e contempla biblioteca, midiateca e um banco de dados virtual com vídeos, fotos e histórias do acervo do Museu, do futebol de várzea e de personagens do esporte nacional.

O Centro de Referência terá uma seleção composta por 1.700 livros, mais de 150 referências sobre a prática do futebol na cidade de São Paulo e informações sobre 260 pessoas entrevistadas e 493 instituições, como clubes de futebol profissional e amador, torcidas organizadas, estádios.

“O Museu do Futebol está entre os equipamentos mais visitados da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo. Isso graças ao seu acervo que conta não só a história do futebol brasileiro, mas também fatos históricos do Brasil e do mundo. Agora, nossa instituição disponibiliza também mais este serviço para o público”, declara Luiz Laurent Bloch, diretor executivo do IDBrasil, organização social de cultura que faz a gestão do Museu do Futebol.

Daniela Alfonsi, coordenadora do núcleo de documentação, pesquisa e exposições da instituição, completa: “Por meio da abertura do CRFB, o Museu do Futebol cumpre seu projeto de conectar uma extensa rede de pesquisadores, colecionadores e acervos sobre futebol. É uma ação inovadora, que integra, no Banco de Dados, o acervo do Museu e acervos de terceiros. Este banco poderá ser consultado via internet”.

No Banco de Dados, o internauta terá a disposição duas interfaces: uma em duas dimensões e outra em 3D. Nesta última, a sensação é a de entrar em um túnel do tempo com histórias de times (amador e profissional), campeonatos e personalidades.

Quem visitar o CRFB presencialmente poderá conferir também os vídeos do projeto de História Oral “Futebol, Memória e Patrimônio”, uma parceria do Museu com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas CPDOC/FGV, com financiamento da FAPESP e apoio da Associação dos Campeões Mundiais de Futebol do Brasil. São mais de 120 horas de entrevistas gravadas com 55 jogadores da Seleção Brasileira que atuaram nas Copas de 1954 a 1982, como Carlos Alberto Torres, Emerson Leão, Aluísio da Luz (Índio), Amarildo da Silveira, Dino Sani, Djalma Santos, Joel Camargo, Ademir da Guia e muitos outros.

A entrada ao CRFB é gratuita. Para acessá-lo, o visitante terá de retirar um crachá na Bilheteria do Museu do Futebol e se dirigir ao elevador localizado ao lado do Bar do Museu. O visitante que estiver na exposição também poderá visitar o CRFB. O CRFB funcionará de terça a sábado, das 10h às 17h. O Banco de Dados poderá ser visitado pela página: www.museudofutebol.org.br/crfb.

O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, s/n, em São Paulo.