Notícia

UdoF - Universidade do Futebol

Museu do Futebol fará palestra para celebrar 100 anos de Nelson Rodrigues

Publicado em 21 agosto 2012

Amantes de literatura e futebol terão uma ótima oportunidade de unir esses dois temas em um só evento no próximo sábado. Isso porque acontecerá a palestra "O cronista e a bola: 100 anos de Nelson Rodrigues".

A apresentação será no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, e servirá para celebrar o centenário do escritor e dramaturgo brasileiro, que seria comemorado no dia 23 de agosto.

O palestrante será o professor José Carlos Marques, docente do programa de pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da UNESP de Bauru (e ex-árbitro de futebol).

Ele ainda fez um livro sobre a influência do "Anjo Pornográfico" na visão do futebol brasileiro: O futebol em Nelson Rodrigues (EDUC/Fapesp, 2000). E também foi colunista no site Trivela.com, no qual escrevia sobre o futebol português.

O professor abordará, entre outros enfoques, como o escritor brasileiro enxergava e valorizava no futebol alguns aspectos desprezados pela imprensa esportiva.

"Nelson Rodrigues era um autor reconhecido por sua obra teatral e por alguns outros escritos, mas poucos tinham noção de sua participação singular como cronista esportivo", afirmou Marques ao site oficial do evento.

O evento ocorrerá a partir das 10h no Auditório Armando Nogueira, que fica anexo ao Museu do Futebol, e a entrada será gratuita.

Para mais informações, acesse a agenda da Universidade do Futebol.

Equipe Universidade do Futebol