Notícia

A Gazeta da Zona Norte

Museu Catavento ganlta restauro de fachada e atividades interativas

Publicado em 03 março 2017

Sob a conservação da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, o Museu Catavento recebeu restauro da sua fachada histórica e a construção de uma nova sala, a Dinos do Brasil. No ano em que completa o centenário da primeira exposição realizada no Palácio das Indústrias, prédio tombado como patrimônio histórico estadual e municipal, passou por essas melhorias.

A sala Dinos do Brasil é elaborada com tecnologia de realidade virtual em alta qualidade, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva e interativa pelo território brasileiro na era Mesozoica (entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás), com o auxílio de óculos de realidade virtual. A sala oferece sete sessões diárias de 40 minutos, com capacidade para 25 pessoas.

Através da cápsula do tempo é possível fazer uma viagem guiada por paisagens primitivas de todo o Brasil, nos períodos Triássico e Cretáceo, ver espécies de dinossauros brasileiros, como o Uberabetitan, Abelissauro, Unaissauro e Saturnália, e também outros animais pré-históricos. A experiência é multidimensional, ou seja, estimula visão, audição e senso de direção, voltada para todas as idades e não apenas crianças (o maior público do museu), adultos que apreciam história, tecnologia e games também são convidados a visitar a sala.

O projeto contou com a consultoria do Prof. Dr. Luiz Anelli, do Instituto de Geociências da USP, com o apoio da FAPESP por meio do Pipe. É o primeiro projeto de realidade virtual financiado pela Lei Rouanet.

Serviço:

Dinos do Brasil

Sessões: 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 horas (de terça a sexta-feira, sessões para grupos agendados, aos finais de semana, férias escolares e feriados é necessário retirar senha para participar da atividade).

Capacidade: 25 pessoas por sessão Faixa etária: a partir de 9 anos.

Endereço: Palácio das Indústrias - Avenida Mercúrio, s/nº - Parque Dom Pedro II - Centro

Telefone: 3315-0051

Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas (bilheteria fecha às 16 horas)

Ingresso: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Aposentados, crianças de 4 a 12 anos, estudantes com carteirinha e pessoas com deficiência pagam meia. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes. Acessibilidade no local