Notícia

BOL

Mundo enfrenta "território desconhecido" na luta contra coronavírus, diz OMS

Publicado em 03 março 2020

Por Deutsche Welle

Mundo enfrenta "território desconhecido" na luta contra coronavírus, diz OMS - Enquanto número de novos casos registrados na China cai, Covid-19 se espalha por outros países, e Organização Mundial da Saúde diz que vírus se comporta de maneira nunca vista. Brasil monitora mais de 400 casos supeitos.Em meio à disseminação do coronavírus Sars-Cov-2 em vários países, com a Europa e os Estados Unidos registrando novos casos a cada dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na noite desta segunda-feira (02/03) que o mundo enfrenta agora um "território desconhecido” em sua batalha contra o patógeno.

"Estamos em território desconhecido", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. "Nunca havíamos visto um patógeno respiratório capaz de transmissão comunitária, mas que também pode ser contido com as medidas adequadas."

Transmissão comunitária significa que as infecções dentro de uma população não são importadas de outra área atingida pelo vírus.

A China impôs quarentenas draconianas e restrições de viagem para manter grande parte da população dentro de casa durante semanas, uma estratégia que parece ter dado frutos com a queda de novos casos este mês. Em 24 horas, foram reportados em outros países quase nove vezes mais casos do que na China.

Enquanto a Itália isolou cidades, outros países evitaram impor quarentenas em massa e, em vez disso, desencorajaram grandes reuniões, cancelaram eventos esportivos e proibiram a entrada no país de pessoas vindas de países atingidos pelo vírus.

Quantos casos há no mundo?

Mais de 90,9 mil infecções já foram confirmadas em mais de 70 países. Já passa de 3,1 mil o número de mortes provocadas pelo novo coronavírus, causador da doença respiratória batizada de Covid-19.

A grande maioria das mortes (2,9 mil) foi registrada na China. No entanto, Pequim anunciou em seu boletim diário desta terça-feira que o número de contaminações está caindo. Nas últimas 24 horas, foram 125 novos casos, o menor número registrado em um dia desde 21 de janeiro. Houve 31 novas mortes, todas na província de Hubei, epicentro do surto. Segundo as autoridades chinesas, 59% das pessoas diagnosticadas com o vírus se recuperaram.

A China relatou nesta terça-feira um aumento nos casos do novo coronavírus vindos do exterior. No total, houve 13 casos confirmados de importação do vírus – todos em cidadãos chineses retornando do exterior.

Enquanto isso, a Coreia do Sul registrou 477 novos casos, elevando o total de infecções para mais de 4,8 mil – o maior número fora da China. No total, 28 mortes foram registradas pelas autoridades sul-coreanas.

Os Estados Unidos, até então um dos países menos afetados pelo coronavírus, enfrentam agora o risco de uma epidemia. O país confirmou nesta segunda-feira a sexta morte em decorrência da Covid-19 – todas no estado de Washington.

O Irã já registrou mais de 1,5 mil casos e 66 mortes. O Japão reportou mais de 260 infecções e 12 mortes, além de mais de 700 casos diagnosticados a bordo do navio Diamond Princess, colocado em quarentena em Yokohama.

Qual a situação na Europa?

Mais de 2,1 mil casos de Covid-19 foram registrados na União Europeia (UE), onde a Itália é o país mais afetado. Mais de 2 mil infecções pelo coronavírus foram confirmados pelas autoridades italianas. Até esta segunda-feira, 52 pessoas morreram no país em decorrência após serem diagnosticadas com o patógeno.

Na Alemanha, o número de casos chegou a 188 nesta terça-feira, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira, mais do que triplicando em relação aos 53 contabilizados até a última sexta-feira. A capital alemã, Berlim, reportou suas primeiras três infecções pelo vírus. O estado mais afetado é a Renânia do Norte-Vestfália, no oeste do país, com 101 casos, seguido da Baviera (35) e de Baden-Württemberg (26).

Portugal também registrou seu primeiro caso nesta segunda-feira, quando a União Europeia elevou o nível de risco de contágio pelo vírus nos países do bloco de "baixo a moderado” para "moderado a alto”.

Além de Berlim e Portugal, Nova York, Moscou, Arábia Saudita, Letônia, Indonésia, Marrocos, Tunísia, Senegal e Jordânia também divulgaram nesta segunda-feira seus primeiros casos do vírus.

Qual a situação no Brasil?

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, são monitorados atualmente 433 casos suspeitos do coronavírus no Brasil. Duas infecções já foram confirmadas no país.

Embora ambos os pacientes sejam residentes da cidade de São Paulo, os dois casos não têm relação entre si. De acordo com o ministério, ambas as infecções foram importadas, e não há evidência de circulação do vírus no país. Os dois pacientes diagnosticados com o vírus haviam retornado recentemente da Itália.

Segundo pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz e da Universidade de São Paulo que realizaram o sequenciamento genético do coronavírus extraído dos dois pacientes diagnosticados com a doença no Brasil, há diferenças entre os genomas obtidos.

"O primeiro isolado se mostrou geneticamente mais parecido com o vírus sequenciado na Alemanha. Já este segundo genoma assemelha-se mais ao sequenciado na Inglaterra. E ambos são diferentes das sequências chinesas. Tal fato sugere que a epidemia de coronavírus está ficando madura na Europa, ou seja, já está ocorrendo transmissão interna nos países europeus. Para uma análise mais precisa, porém, precisamos dos dados da Itália, que ainda não foram sequenciados”, disse à Agência da Fapesp Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP.

Nesta segunda, o Ministério da Saúde anunciou que iria ampliar a capacidade laboratorial de diagnóstico em todo o território nacional, com a distribuição de 30 mil kits para diagnóstico nas próximas semanas. Até o momento, 162 casos suspeitos do coronavírus foram descartados no país.

Quais são os impactos econômicos do coronavírus?

Países mundo afora esperam um forte impacto negativo sobre suas economias devido ao coronavírus. O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse na última semana que deve reduzir sua previsão de crescimento global.

Nesta segunda-feira, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu sua previsão de avanço da economia mundial neste ano de 2,9% para 2,4%, nível mais baixo desde a crise financeira desde 2008-2009, e disse que o índice pode ser de apenas 1,5% se o surto de coronavírus não for controlado. A Organização Mundial do Comércio (OMC) também disse esperar um impacto "substancial" sobre a economia mundial.

O embaixador da China na ONU, Zhang Jun, disse, no entanto, estar confiante de que alcançará suas metas econômicas para 2020, apesar do "impacto negativo” do coronavírus sobre a economia do país.

O Banco Central Europeu, por sua vez, disse estar pronto para agir em meio a preocupações em relação ao estado da economia global. "Estamos prontos para adotar medidas apropriadas e específicas, conforme necessário e de acordo com os riscos subjacentes”, declarou Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu.

Os ministros da Economia do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido – mais União Europeia, que tem status de observadora no grupo) vão se reunir nesta terça-feira para discutir a crescente incerteza econômica global.

Há um tratamento para o coronavírus à vista?

A gigante farmacêutica americana Pfizer disse ter identificado compostos antivirais com potencial de serem usados no tratamento contra o coronavírus, segundo a agência de notícias Reuters. A companhia afirmou que se uma primeira avaliação for bem-sucedida, começará a testar os compostos até o fim deste ano.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exortou empresas farmacêuticas a desenvolverem uma vacina rapidamente. O vice-presidente americano, Mike Pence, disse que o tratamento para o coronavírus poderia estar disponível no verão ou no início do outono. "A vacina pode não estar disponível até o final deste ano ou início do próximo, mas a terapêutica para dar alívio às pessoas que contraem o coronavírus pode estar disponível no verão ou início do outono", disse Pence.

A OMS afirma que o coronavírus parece ser mais perigoso para pessoas com mais de 60 anos de idade para aqueles já debilitados por outras doenças. A mortalidade está entre 2% e 5%.

LPF/afp/rtr/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo O Estado de S. Paulo O Globo Correio Braziliense Portal R7 IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online UOL Estadão.com Folha.com UOL IstoÉ Dinheiro online Agência Brasil IstoÉ online Yahoo! UOL O Globo online Yahoo! Portal Exame Record TV Record TV G1 Correio Braziliense online UOL UOL Agência Brasil Yahoo! UOL UOL Estado de Minas online Yahoo! Gazeta de Piracicaba Com Pauta Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo Vip Ceo MSN Página MS Central das Notícias Pais & Filhos online Polêmica Paraíba Central das Notícias GP1 Nominuto.com 24 Brasil Cruzeiro do Sul Leia Já Head Topics (Brasil) Tribuna do Norte (Natal, RN) online Jovem Pan Central das Notícias Paraíba Master Bom Dia Feira Blog do Flávio Chaves Gazeta Web Portal do Zacarias Head Topics (Brasil) Contexto Exato Agora Notícias Brasil Portal Salvador Dez BN - Bahia Notícias Barriga Notícias Recôncavo no Ar Central das Notícias W Rádio Brasil Sputnik Brasil Portal TopGyn Folha de Pernambuco Leiamais.ba Jornal i9Minas Rádio Cidade Jundiaí Blog Saúde e Dicas BN20 Blog do Robson Pires Portal Roma News ClickPB Jornal do Comércio (RS) online Central das Notícias Mais Expressão ES360 Não Acredito Metropóles MidiaMax CGN A Crítica (MS) online Central das Notícias O Liberal (Americana, SP) online Santa Portal Correio Popular (Campinas, SP) online FasterNet Diário do Grande ABC online Bem Paraná online Mix Vale Tarobá News Meon Diário de Notícias online Correio do Estado da Bahia (Blog) Jornal do Oeste (Toledo, PR) online HiperNotícias Central das Notícias Jornais Virtuais Terra MSN Camocim Imparcial Head Topics (Brasil) Notícias do Dia Brasil 247 Jornal do Commercio (PE) online Nominuto.com Política Livre Central das Notícias Zero Hora online O Documento online Jornal de Piracicaba O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online FA Notícias Central das Notícias Blitz Amazônico WH3 O Estado RJ online Dinheiro Rural online Portal Agora no RS Gazeta Web Plantão News (MT) Canal Daqui Folha de Pernambuco online Bem Paraná online Portal Leiagora O Bom da Notícia Hoje em Dia online Notícias ao Minuto (Brasil) Nova Notícias Money Times Nitro News Brasil Ponto da Notícia.com Novo Cantu Notícias O Verídico Polêmica Paraíba Portal TopGyn Poliarquia Portal de Notícias Portal Lapada Lapada A Voz de Santa Quitéria Todo Dia (Americana, SP) online Tudo em Dia SiteBarra Diário Piauí Rádio Guaíba Agência BR Repórter Hoje A Semana News 24 Brasil Carta Capital online Central Brasil Notícias Correio Independente Digoreste Notícias Estação da Notícia TNH1 Visão Cidade Acorda Cidade Imirante BMNotícia Diário Carioca Leia Notícias Diário da Saúde Central das Notícias WG Notícias Press From Brasil MSN Head Topics (Brasil) Z1 Portal de Notícias Época Negócios online Terra BBC Brasil Jornais Virtuais O Sul online SolidáRio Notícias Mix Vale Portal do Governo do Estado de São Paulo Galileu online Refugo Central das Notícias Biblioteca FMUSP Interdependente Jornal da USP online Portal Fórum Liberdades SINA (China) TV Globo BBC Brasil Contexto Exato A Tarde (BA) online SP Agora Cada Minuto Rádio 94Fm Dourados Diário do Vale Gazeta do Paraná O Sul Jornal A Cidade (Votuporanga, SP) Agência CMA Central das Notícias Na Mídia News Confirma Notícia ARede Toda Bahia Jornal da Cidade (Aracaju, SE) online Portal Guará Bem Mais Brasília Planeta Osasco Bahia No Ar Portal GRNews Terra Bahia Recôncavo Portal da Enfermagem Jornal GGN Tudo é Espanto Blog A Crítica Visual News Notícias Os Cabeças da Notícia Central das Notícias Caderno B Folha de Londrina online Blog do Toninho Blog do Levany Junior Central das Notícias Olhar Digital Mundo Lusíada Martins em Pauta Eu Quero Investir Central das Notícias Pais & Filhos online Costa Rica em Foco Clic Camaquã Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Cassilândia Notícias Diário da Amazônia RedeTV (Porto Velho, RO) Jornal Dia Dia 4oito Amambai Notícias Mais Santos online Revista A Mais influente online Novoeste Madeirão Folha do Tocantins Mundo Positivo D24AM Única Mania LF News Luciano Reis Notícias LabNetwork Portal Neo Mondo Tribuna da Bahia Em Tempo Correio da Paraíba Diário do Rio Claro Deutsche Welle (Alemanha) Central das Notícias TV Cariri Olhar Digital Saber Atualizado Plataforma Media (Portugal) Repórter GM-7 * Gilmar Marques Central das Notícias Itaporã News Brasil Soberano e Livre Marechal online Portal de Finanças Sistema Costa Norte de Comunicação Claudio Tognolli Dom Total Blog Jornal da Mulher Brasil CT&I Sociedade Científica Planeta Universitário ITimes.news TV Globo TW Great Daily BrasilCN (China) Twoeggz (China) Wap (China) Baijiahao (China) Diário de Itabira (MG) Espaço Ecológico no Ar Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa O Dia (SP) Rondônia ao Vivo TáNaMídia Naviraí Portal da Enfermagem Goiaba Tech Canaltech Central das Notícias O Paraguaçu online Ata News Época online Época Negócios online Head Topics (Brasil) ABVISP - Associação Brasileira dos Vigilantes Segurança Pessoal Tudo Ok Notícias Brasil Soberano e Livre Jornal Grande Bahia Plantão News (MT) Voz da Terra Jornal da Chapada Plantão News (MT) Central das Notícias Fala Petrolina Brasil de Fato online Diário Carioca Folha Rondoniense online Algomais online A Gazeta News (MS) online AmargosaNews Jornal ZM Notícias online UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Rádio Gazeta AM 1.260 KHz (Maceió, Alagoas) DCM - Diário do Centro do Mundo Estação Ativa FM Atual MT Ativa FM 98,1 Donfa News Além d'Arena A Folha (PR) Head Topics (Brasil) Central das Notícias InvestMax Minuto Sergipe Momento MT Jornal de Todos Jatobanews Central das Notícias Revista Sustinere online Bom Jardim Notícias SindServ Barueri GR21 – Gazeta Ribeirinha Gazeta Brasil Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Tribuna do Interior online Bem Paraná online Mix Vale Rede Massa SBT MidiaMax Jornal O Sollo Tribuna de Petrópolis Jornal Página do Estado Portal dos Fatos Saense Saúde Debate Jornal do Tocantins online MidiaMax Fatos do Iguaçu online Brazilian Times (EUA) A Gazeta (ES) online Biorosario Notícias ITimes.news CBDL - Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial Notícias ao Minuto (Brasil) Nova Notícias Plataforma Media (Portugal) QQ.com (China) Show de Notícias Notticias.org News Time (China) Yiyi.com (Austrália) Phoenix Finance (Austrália) 45fan Wulizixun Shenghuott (China) Career Engine (EUA) Baijiahao (China) Jiemian.com (China) SINA (China) SOHU.com (China) Global Daily Kuaibao Qq (China) wailaike.net LiveJame Rokh Press 63ke.net AcFun (China) PopYard Diário do Povo (China) online Correio da Manhã Panambi News Kuaibao Qq (China) Desde Puebla (México) Head Topics (Brasil) El País (Brasil) online Martins em Pauta US China Press (EUA) Interlusófona Yidian Zixun (China) yixuew.cn Biolodúvidas Ipará City (BA) Ciencianautas Olanss.com Fatos Desconhecidos Visão (Portugal) online SAPO Notícias (Angola) The World News (Ucrânia) Click Guarulhos Clic São Lourenço SAPO Notícias (Moçambique) The Daily Breaking News (EUA) Diário Cidade Baiguanw (China) MSN Gazeta de S. Paulo online Diário Nacional RMF 24 (Polônia) eCycle Poder360 MSN ITimes.news MediMagazine (Itália) Portal Minas Revista SÁBADO (Portugal) online Jiemian.com (China) huanqiujiemi.com MSN (Canadá) Shahr-e Khobar Diário de Pernambuco Blog do Magno Martins Canal S+ (Portugal) Twoeggz (China) Ngola News (Angola) Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Vila Nova Online (Portugal) Falando a Verdade MSN (Colômbia) MSN (Canadá) Diário da Saúde Reddit (EUA) Blog H News iMato Grosso Portal Sorriso MT Paraná Praia Jornal de Brasília Toledo News Nh Tv Rádio Santa Cruz Metro 1 Tech Na Net Tech Na Net Informa Paraíba Itaporã Agora Metro 1 Jornal Tribuna Livre Goiás 24 Horas Fatos Desconhecidos