Notícia

Nas Notícias

Multimídia especial promove viagem interativa pela Agência Brasileira de Astronomia

Publicado em 23 setembro 2020

FAPESP – O Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), centro de estudos vinculado ao Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), publicou um relatório multimídia especial sobre astronomia no Brasil.

Com sistemas interativos, o especial promove uma aventura pela história da astronomia brasileira e explora alguns dos principais projetos clínicos da região atualmente. O relatório pode ser obtido online em outreach. ictp-saifr. org/astro/.

Importantes episódios da astronomia brasileira são apresentados no relatório por meio de uma cronologia, que vai desde os registros da sabedoria do céu até os povos indígenas do século XVII até a estrutura dos telescópios mais recentes utilizados na pesquisa clínica existente.

Destaca-se também o Eclipse de Sobral: a expedição feita em 1919, dentro do Cear, que contribuiu muito para testar a teoria da relatividade de Albert Einstein e se tornou um marco na história da ciência.

O relatório também mostra alguns dos principais consórcios astronômicos estrangeiros nos quais o Brasil participa, como o Observatório Gemini, o Telescópio de Pesquisa Astrofísica do Sul (SOAR) e o Telescópio Magalhães Gigante (GMT), e abrange temas de astronomia e estudos astrofísicos, como exoplanetas, radioastronomia, raios cósmicos, ondas gravitacionais, cosmologia, entre outros.

Além da colaboração de todos os entrevistados e citado no relatório, o especialista se beneficiou da recomendação clínica de Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, astrônomo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

O ICTP-SAIFR é um centro apoiado pela FAPESP com sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Atemporal