Notícia

Jornal da Manhã - Marília

Mulheres são maioria nas bolsas de mestrado e doutorado da Fapesp (117 notícias)

Publicado em 08 de março de 2025

Jornal Floripa No Olhar Digital Life Informa online Funverde Ciclo Vivo SB Notícias (Santa Bárbara d'Oeste, SP) Notícias de Franca Nova Aliança O Ubatubense (SP) Jornal Cidadã TIM News Grupo News Paraná Notícias das Praias Jornal de Itatiba online LN21 São Carlos Agora Blog do Rhaldney Santos Jornal Fluminense Jornal Z Norte online Suzano TV Guia Limeira Portal News FocoNews Guia Região dos Lagos Gizmodo Tudo Gostoso Jornal Floripa Boqnews ABC do ABC Acontece Botucatu Bioeconomia Tratamento de Água Diário do Estado (Goiás, GO) online A Voz do MS News Informa ABC Xodó News Batatais 24h Portal São Caetano do Sul Net (SP) São Carlos no Toque Conexão Planeta Rota 55 (SP) Jornal Ver a Cidade online Tamoios News Jornal da Orla online Xodó News Itaim News Jornal da Orla Gazeta de S. Paulo online Portal do Zacarias A Voz do MS News Guia Limeira Diário do Estado (Goiás, GO) online Suzano TV Portal Mariliense Jornal Cidadã Região Noroeste Notícias de Franca Diário do Litoral (Santos, SP) online ABC do ABC Diário do Litoral (Santos, SP) online Gazeta do Santa Cândida online Itatiba Hoje Novo Dia Notícias online Fórum online Mais Top News Tudo Gostoso Rota Verde Portal Comunica AM! SECTI (SP) - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação TV Foco Portal Mariliense Guia Limeira Jornal Fluminense Região Noroeste Folha de Iperó Jornal Cidadã Suzano TV Notícias de Franca Blog do Fábio Lemos Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Jornal Cotia Agora Portal Âncora 1 Portal Cinco jornaldacidade.digital O Bom da Cidade www.gizmodo.com.br

As mulheres são maioria na concessão de bolsas de mestrado e doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entidade vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo. No ano passado, elas representaram quase 56% das bolsas de mestrado e 53% das de doutorado. Nessas duas modalidades, 9.237 bolsas foram concedidas a mulheres em 2024. Essa liderança manteve-se nos últimos 10 anos.

A FAPESP é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. O apoio se dá por meio da concessão de Bolsas e Auxílios à pesquisa em todas as áreas do conhecimento, submetidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou particulares, de órgãos públicos e de empresas sediadas no Estado de São Paulo. Em 2024, o repasse do Governo de São Paulo foi de R$ 2,2 bilhões, quase 16% maior do que no ano anterior.

No mestrado, as mulheres se destacam nas áreas de: Ciências Sociais Aplicadas (74%); Ciências Agrárias (72%); Ciências da Saúde (69%); e Interdisciplinar (64%). Já no doutorado, as mulheres se destacam na área de Ciências da Saúde, representando 74,5% do total das bolsas concedidas pela FAPESP.

Aos 37 anos, Daphine Ramiro Herrera lidera um projeto de pesquisa que investiga a presença de microplásticos em camarões no litoral de São Paulo. Ela faz pós-doutorado na UNESP, no campus de Bauru, e recebe apoio do governo de São Paulo, por meio de uma bolsa da FAPESP. “O financiamento das agências de fomento é essencial para que a gente possa se dedicar integralmente à pesquisa. Sem esse apoio, eu precisaria ter uma outra fonte de renda e isso comprometeria o meu tempo para o desenvolvimento, como também a qualidade do projeto. É de extrema importância que a gente tenha esses órgãos de fomento financiando projetos de pesquisa no Brasil”, afirma Daphine.

Atualmente, parte do projeto de pesquisa de Daphine Ramiro está sendo desenvolvido na Escócia.