Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Mulheres pesquisadoras têm incentivo

Publicado em 12 setembro 2005

Promover o aumento da participação das mulheres em carreiras acadêmicas, além de incentivar a produção científica sobre as relações de gênero. Essa é a meta do programa Mulher e Ciência, que será lançado esta semana. O programa, composto de três ações centrais, será implementado por meio de uma parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação.
A primeira ação será um edital de pesquisa que pretende apoiar, com R$ 1,2 milhão, pesquisas sobre relações de gênero, mulheres e feminismo. O financiamento será distribuído em duas categorias: projetos coordenados por doutores há menos de sete anos e há mais de sete anos.
Outra atividade é a criação da primeira edição do prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. A idéia é promover um concurso de redações e trabalhos científicos monográficos, para sensibilizar a comunidade estudantil em assuntos como saúde da mulher, classe social, raça, etnia, sexualidade e trabalho.
A terceira ação do programa Mulher e Ciência será a realização do 1o Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa: Pensando Gêneros e Ciências, de 29 a 31 de março de 2006.

Agência Fapesp