Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Mulheres de pacientes da Urologia compartilham ativamente das decisões de tratamento

Publicado em 16 março 2011

Por Moura Leite Netto

Levantamento do Hospital A.C.Camargo aponta que cerca de 80% dos casos os pacientes no setor de Urologia estão acompanhados por mulheres (esposas, mães, filhas) em todas as etapas do tratamento, sendo pessoas determinantes para que o homem seja beneficiado pelo diagnóstico precoce e siga corretamente todas as recomendações da equipe médica

Todos os anos aproximadamente 3 mil pacientes, a maioria homens, são diagnosticados apenas no Hospital A.C.Camargo com câncer urológico (próstata, bexiga, rim, testículo e pênis, via excretora e adrenal). A boa notícia é que eles não estão sozinhos. Levantamento feito pelo Núcleo de Excelência de Urologia do hospital aponta que em 80% dos casos as esposas são participativas em todas as etapas da saúde do homem, desde a busca pelo médico até compartilhar de todas as decisões terapêuticas junto à equipe clínica.

É o caso de Aríete Cohen Tucci, casada há 45 anos com o paciente José Tucci, que recebeu o diagnóstico de câncer de próstata no início de 2010. Ela faz questão de agendar todas as consultas, exames de imagem e laboratoriais e avisar sobre o horário certo para tomar os medicamentos. "Ela cuida de absolutamente tudo. Nunca deixou que eu deixasse de fazer os exames de rotina, ainda mais que tenho histórico familiar de câncer. Ela zela pela minha saúde e dos nossos quatros filhos com imenso carinho e dedicação", afirma o paciente.

Embaixadoras da Saúde - Com base neste levantamento o Hospital A.C.Camargo lançou em 8 de março a campanha Embaixadora da Saúde, que consiste na realização de projetos de humanização e campanhas de prevenção de câncer ao longo de todo o ano de 2011 focadas em atrair ainda mais o público feminino para o papel de levar informações sobre hábitos saudáveis para dentro de seus lares. Para tanto, o A.C.Camargo distribuirá, numa primeira etapa em março, 5 mil bótons acompanhados por manuais de prevenção de câncer trazendo dicas de hábitos saudáveis que previnem câncer.

De acordo com o diretor do Núcleo de Excelência em Urologia do A.C.Camargo e idealizador da campanha, o oncologista Gustavo Cardoso Guimarães, é comum entre as mulheres acompanhar não apenas a primeira, como todas as demais consultas de seus maridos. "Já aconteceu do paciente estar em atendimento em outra área do hospital e foi a esposa dele quem compareceu à consulta de retorno, e quando o paciente chegou ela avisou a ele a decisão tomada", recorda o médico para, em seguida, lembrar de outro paciente que "ligou para a esposa durante a consulta para saber a opinião dela sobre a conduta médica proposta. Se ela não concordasse, ele não optaria por seguir o tratamento".

Mulheres interessadas em ingressar no time de embaixadoras da saúde podem fazer download gratuito dos manuais de prevenção de câncer no www.accamargo.org.br. Os bótons podem ser retirados no hospital, localizado na Rua Professor Antônio Prudente, 211, na Liberdade.

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados em centros oncológicos da América do Norte e Europa.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, e é responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações ao público: www.accamargo.org.br

No twitter: http://twitter.com/haccamargo

No Facebook: http://migre.me/3V79