Notícia

Ambiente Energia

Mudanças climáticas: mais prazo para chamada

Publicado em 20 janeiro 2011

Da Agência Fapesp - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paul (Fapesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) ampliaram o prazo para recebimento de propostas na chamada lançada pelas instituições em 28 de outubro de 2010.

A chamada selecionará projetos de pesquisa cooperativos e intercâmbio de pesquisadores e estudantes em áreas de pesquisa ligadas às mudanças climáticas globais.

A data limite para o cadastro online dos pesquisadores Faparj passa a ser 10 de fevereiro. A entrega das proposta impressas, tanto na Faperj quanto na Fapesp, teve seu prazo ampliado para 14 de fevereiro. Os resultados da seleção serão anunciados a partir de 9 de maio.

Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e no Estado do Rio de Janeiro.

As propostas selecionadas serão cofinanciadas pela Fapesp e pela Faperj. Aplicam-se todas as normas da Fapesp às propostas apresentadas por pesquisadores vinculados a instituições sediadas em São Paulo e, da Faperj às propostas apresentadas por pesquisadores vinculados a instituições sediadas no Rio de Janeiro.

Serão selecionados até 30 projetos de pesquisa. A FAPESP e a FAPERJ reservam até R$ 2,5 milhões cada uma para a chamada, totalizando R$ 5 milhões.

As propostas devem ser submetidas à Fapesp como Auxílios Regulares à Pesquisa com duração de até 24 meses e à Faperj como Projetos Específicos com duração de até dois anos. Um mesmo pesquisador só poderá submeter uma proposta.

As missões de intercâmbio de pesquisadores e estudantes poderão totalizar 60 dias por pessoa por ano de duração do projeto.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos/faperj