Notícia

Mercado Ético

Mudanças climáticas e fontes alternativas de energia

Publicado em 31 março 2011

A palestra "Fontes Alternativas de Energia e Mudanças Climáticas" será apresentada no dia 4 de abril (segunda-feira), em São Paulo, por cientistas brasileiros em comemoração ao Ano Internacional da Química. Jailson B. de Andrade (IQ-UFBA, Salvador), Carlos Nobre (Inpe, São José dos Campos, SP), Gláucia Mendes Souza (IQ-USP, São Paulo) e Luiz Ramos (UFPR, Curitiba) abordarão a intensidade das mudanças climáticas globais, o papel da Química neste novo cenário e sua importância para a melhoria da qualidade de vida da população no século XXI.

Segundo Arnaldo Alves Cardoso, Coordenador da conferência e professor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o crescimento da produção de biocombustíveis é apontado como uma das principais soluções para minimizar o agravamento do aquecimento global, possibilitando a diminuição das emissões de dióxido de carbono geradas, em grande parte, na produção de energia. "A Química desempenha um papel importante nos processos industriais e tem participação indispensável na produção de energia mais limpa. Um bom exemplo é o processo químico usado na transformação do bagaço de cana em açúcares, os quais passam pelos processos de fermentação e destilação, transformando-se em álcool (etanol)", destaca Cardoso.

A palestra, que faz parte do Ciclo de Conferências "Química, nossa vida, nosso futuro", do Ano Internacional da Química, é organizada pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Serviço

Palestra "Fontes Alternativas de Energia e Mudanças Climáticas"

Quando: 4 de abril (segunda-feira), das 14h às 18h

Local: Espaço APAS - Rua Pio XI, 1200, São Paulo (http://www.fapesp.br/materia/5850/eventos/apas-associacao-paulista-de-supermercados-.htm)

Inscrições gratuitas: http://www.pontocomm.com.br/fapesp/AIQ2011_5/convrsvp.asp