Notícia

360 Graus

Mudanças climáticas e Empreendedorismo serão temas em Workshop

Publicado em 20 fevereiro 2009

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e as instituições britânicas Institute of Physics (IOP) e a Royal Society of Chemistry (RSC) organizam na FAPESP, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o workshop internacional Physics and Chemistry of Climate Change and Entrepreneurship, simpósio concebido para estimular a interação e troca de ideias e experiências entre Brasil e Reino Unido sobre mudanças climáticas e empreendedorismo.

A iniciativa tem apoio da Embaixada Britânica em Brasília e da academia nacional de ciências do Reino Unido, The Royal Society.

O workshop é uma das atividades do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais e fruto da parceria Brasil-Reino Unido em Ciência e Inovação, estabelecida entre os dois países em 2006.

As palestras serão proferidas em inglês com tradução simultânea para o português.

O workshop tem o objetivo de discutir seqüestro biológico de carbono, agricultura e soluções tecnológicas em todas as áreas para reduzir emissões de gases de efeito estufa, como o uso de energia de fontes renováveis como energia solar e biocombustíveis e bioenergia, entre outras.

Haverá oito apresentações de pesquisadores brasileiros e oito apresentações de pesquisadores britânicos sobre o tema.

Participam representantes das instituições organizadoras, de outras sete instituições de pesquisa britânicas – entre elas o Imperial College e as universidades de Cambridge, Bristol e Ulster –, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os professores José Goldemberg, Luiz Pinguelli Rosa, Carlos Nobre e Fernando Galembeck estão entre os participantes.