Notícia

Ambiente Energia

Mudança global e riscos naturais em pauta

Publicado em 26 fevereiro 2010

O Encontro das Américas da União Norte-Americana de Geofísica (AGU Meeting of the Americas), que acontecerá em Foz do Iguaçu, de 8 a 13 de agosto, terá como tema "Ciência do Sistema Terra - Mudança Global e Riscos Naturais". O progama do evento contará com temas como hidrologia, oceanografia, paleo-climatologia, ciências atmosféricas, biogeociências e mudanças globais, com 244 simpósios coordenados por mais de 600 pesquisadores. Outros temas da pauta são alta atmosfera e ionosfera, magnetosfera, física solar e planetologia, além de debates sobre edução, divulgação científica e riscos naturais.

O tema "Impactos das mudanças climáticas na América do Sul" será tratado na palestra do climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenador do Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG). O AGU Meeting of the Americas terá ainda quatro cursos pré-congresso, duas visitas técnicas à usina hidrelétrica de Itaipu - com foco em geotecnia e hidrologia.

Quem quiser submeter artigos para apresentação no evento tem prazo até o dia 31 de março. Mais informações no site www.agu.org/meetings/ja10

(com informações da Agência Fapesp)