Notícia

ComputerWorld online

MP3 completa dez anos

Publicado em 13 julho 2005

Uma das tecnologias mais revolucionárias dos últimos tempos completa dez anos nesta quinta-feira (14/07). No dia 14 de julho de 1995, os pesquisadores do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, decidiram usar o termo "MP3" como extensão da então nova tecnologia de codificação de som que eles haviam criado. Esse método compacta a gravação da música mantendo a qualidade. Ou seja, todas as músicas de um CD ocuparão um número pequeno de bytes.
O termo, que significa "MPEG Audio Layer 3", foi escolhido de forma democrática, segundo comunicado da instituição. Para decidir a nova extensão foi feita uma votação interna entre os pesquisadores que estavam ligados ao projeto.
Há dez anos, o e-mail que circulou pelas máquinas do Instituto Fraunhofer foi categórico. Além de proclamar a nova tecnologia, o texto determinava: "A partir de hoje tenham em mente que a extensão ".bit" não deve ser usada nunca mais".
O nome MP3 não é apenas algo simbólico. Ele carrega consigo um peso muito grande em termos tecnológicos, científicos e econômicos. Ao longo de quase três anos, 40 engenheiros participaram do projeto. A nova tecnologia de codificação também permitiu que um mercado grandioso fosse aberto.
Em 2004, apenas na Alemanha, mais de 3 milhões de aparelhos que reproduzem som MP3 foram vendidos. Estimativas para 2006 dizem que em todo o mundo serão vendidos 80 milhões de equipamentos para esse tipo de extensão.

Agência Fapesp