Notícia

O Regional (Catanduva, SP) online

Movimento pela Inovação Quer Impulsionar Investimentos no Estado

Publicado em 06 julho 2015

Por Carla Muller

Neste mês o Governo do Estado lançou o ‘Movimento pela Inovação’. A iniciativa é conduzida pela Desenvolve-SP – Agência de Desenvolvimento Paulista – e tem como objetivo aproximar pesquisadores, startups e empresas das instituições de fomento para impulsionar os investimentos em inovação no Estado.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Desenvolve-SP, o movimento consiste em reunir periodicamente todas as instituições participantes e organismos multilaterais do campo na inovação e da pesquisa para atender individualmente, dentro de incubadoras, aceleradoras e universidades e parques tecnológicos, os interessados em tirar projetos inovadores do papel.

“A ideia é que ninguém saia dos encontros sem uma definição de ação ou orientação sobre como obter crédito sustentável para investimentos, a indicação para uma eventual subvenção, onde buscar aportes diretos por meio de fundos de investimento, entre outras opções disponíveis”.

O presidente da Desenvolve-SP, Milton Luiz de Melo Santos, afirma que a intenção é mostrar que a inovação está ao alcance de todos. “Além disso, ao encurtar a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, o conhecimento científico produzido pode ser transformado mais rapidamente em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do país”.

No Estado de São Paulo, a Desenvolve SP é responsável por oferecer linhas de crédito exclusivas para projetos inovadores com condições especiais e também por repassar recursos da Finep e do BNDES. Além disso, a instituição trabalha com cinco Fundos de Investimentos em Participações (FIP) para investimento direto. Como destaque, há o Fundo de Inovação Paulista, criado pela própria Desenvolve SP, e que tem o Sebrae-SP, a Fapesp e a Finep como investidores.

Para saber mais sobre a iniciativa, os interessados podem acessar www.desenvolvesp.com.br/movimento-pela-inovacao. Na página é possível acompanhar a agenda de todos os encontros, realizar downloads de apresentações, obter dicas e ainda aprender, por meio de vídeos tutoriais, como preencher um projeto de inovação e buscar recursos para tirá-lo do papel.

LINHAS DE CRÉDITO

As áreas de investimentos disponíveis pela Desenvolve-SP são Economia verde, arena multiuso, distrito industrial, distribuição e abastecimento e Via-SP.

Da Reportagem Local