O prefeito Antônio Carlos Pannunzio preside, às 9 horas de segunda-feira (21), a abertura oficial do 4º `Movimento pela Inovação, que acontece no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), nos altos da avenida Itavuvu. Lançado em junho, o evento pretende encurtar o caminho entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, para que o conhecimento científico seja transformado em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do País.
Iniciativa da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), o `Movimento pela Inovação conta com apoio da Prefeitura local, por meio do PTS e da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza", Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também de fundos de investimento e parques tecnológicos de outros municípios. Conta ainda com apoio da Regional de Sorocaba do Centro da Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp).
O `Movimento pela Inovação acontece durante toda a semana (21 a 25) e tem por objetivo apoiar empresários e pesquisadores que desejam tirar seus projetos inovadores do papel. Logo após a abertura, que também terá participação do presidente do PTS, Rubens Lara, o superintendente de Negócios e Operações do Desenvolve SP, Eduardo Tadeu Saggiorato, vai ministrar palestra sobre `Linhas e Fontes de Financiamento para a Inovação. O diretor-pesidente da Inova, Pedro Vial, destaca, aliás, que a chegada do `Movimento pela Inovação é extremamente importante não só para Sorocaba, mas a toda a região. "A ação nos dá a oportunidade de apoiar e fornecer suporte aos empreendedores e empresários que têm interesse em buscar recursos para inovação e estruturar os seus projetos, alavancando, assim, negócios na Região Metropolitana de Sorocaba", afirma ele.
Para o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, embora haja opções de recursos disponíveis para investimentos em inovação no Estado, são poucos os projetos qualificados para recebê-los. "Entre as principais causas deste problema, podemos citar tanto a falta de conhecimento de pesquisadores e empresários sobre as principais instituições de apoio, como a falta de entendimento sobre a melhor forma de se elaborar uma boa proposta de investimento. É nesse gargalo que queremos atuar, oferecendo orientação qualificada e suporte para todos", adianta Melo Santos.
PROJETOS, DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES - Durante a realização dos atendimentos no Parque Tecnológico de Sorocaba, os interessados poderão apresentar seus projetos de inovação, esclarecer dúvidas e receber orientação sobre como obter recursos para tirá-lo do papel. Entre as opções, existe a possibilidade de contratar linhas de crédito com baixas taxas de juros e longo prazo, buscar eventual subvenção ou candidatar-se para receber aportes financeiros de Fundos de Investimento em Participações (FIPs).
O presidente do Desenvolve SP ressalta, aliás, que tudo depende do grau de inovação. As `startups, que geralmente têm projetos de alto potencial inovador, são fortes candidatas a receber aportes diretos de um Fundo de Investimento. Já as pequenas e médias empresas que desejam investir na inovação de um processo, gestão ou de serviços podem se beneficiar, por exemplo, de linhas de financiamento com juros a partir de 0% ao mês. Para ser atendido com hora marcada, o agendamento será feito exclusivamente pelo link http://goo.gl/forms/E3e5FePwJh .