Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Movimento pela Inovação acelera investimentos no Estado

Publicado em 01 janeiro 2017

As empresas paulistas investiram quase R$ 60 milhões em inovação desde que a agência de desenvolvimento do Governo de São Paulo, Desenvolve SP, começou a percorrer o estado com o Movimento pela Inovação, em junho do ano passado. Somente os valores financiados em 2016 representam cerca de 70% do total desembolsado pela instituição para o segmento. Encerrando as atividades deste ano, o Movimento registrou, entre janeiro e dezembro, mais de 1.000 empreendedores presentes nos eventos realizados e 431 projetos inovadores analisados.

Para fomentar o empreendedorismo e a competitividade das pequenas e médias empresas, o Movimento pela Inovação apresenta as melhores soluções financeiras para os que buscam inovar em produtos, processos e serviços. Durante eventos regionais realizados em parques tecnológicos e centros de inovação, os interessados contam com palestras gratuitas sobre temas como crédito sustentável, fundos de investimento e concessão de subvenção econômica, e também com atendimentos individuais. A ideia é que ninguém saia dos encontros sem uma definição de ação ou orientação sobre como tirar seu projeto inovador do papel.

Ao todo, 13 cidades sediaram os encontros de 2016: São Paulo, Botucatu, Santos, Sorocaba, Araçatuba, Marilia, Campinas, Piracicaba, Guarulhos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Pio Preto e São Carlos. Em 2015 foram seis etapas. São parceiros do Movimento pela Inovação instituições de peso, como a FAPESP, IPT, Finep, Inova Paula Souza, SENAI, BNDES, Instituto Euvaldo Lodi, entre outros.

Segundo Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, a intenção é percorrer todas as regiões do estado com o Movimento pela Inovação, atendendo pesquisadores e empresários. “Projetos de alto potencial surgem todos os dias e, sobretudo em períodos de crise, é preciso incentivar as inovações que impactam a economia de forma positiva”, diz.

Soluções para o dia a dia

A Thermoval, indústria de válvulas da cidade de Cravinhos, teve seu projeto financiado pela Desenvolve SP após conhecer a instituição em dos eventos do Movimento pela Inovação. Com os recursos obtidos, a empresa criou um novo “atuador elétrico”, dispositivo que permite a motorização de diversos equipamentos, para aplicá-lo e gerar melhorias no funcionamento de plataformas de acessibilidade de ônibus, camas hospitalares, cadeiras odontológicas, na abertura de portas e escotilhas e na automação de diversas máquinas.

“Inovar é essencial para a sobrevivência das empresas no atual cenário, que hoje está cada vez mais competitivo e globalizado. O financiamento sustentável, por sua vez, é fundamental para viabilizar um intenso processo de inovação, pois o payback [retorno de investimento] médio de um projeto como este ocorre entre 5 e 8 anos, o que gera a necessidade de capital de longo prazo e juros baixos”, diz o diretor geral Rodolfo Garcia.

Já a Geoambiente, empresa de São José dos Campos que também contou com o apoio da Desenvolve SP, criou e lançou no mercado um Sistema para Agro Decisão, um software para soluções ligadas ao agronegócio. A inovação do sistema permite mapear, em tempo real, extensas áreas plantadas, marcha de plantio e produtividade para grãos (soja) – informações consideradas cruciais para acompanhar a evolução de safras e, consequentemente, auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

“Atualmente, existem muitas oportunidades para que pequenas empresas e startups desenvolvam suas tecnologias, basta buscar o suporte no lugar certo. Com a ajuda do Movimento pela Inovação, pudemos contar com uma maior facilidade para obter um financiamento para inovação, algo que não existia anos atrás”, diz Izabel Cicarelli, diretora-presidente da Geoambiente

Sobre a Desenvolve SP

A Desenvolve SP é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que financia, por meio de linhas de crédito sustentáveis, o crescimento planejado das pequenas e médias empresas e municípios paulistas. Em sete anos de atuação, a Agência superou a marca de R$ 2,3 bilhões em desembolsos para mais de 1.500 empresas e prefeituras em 260 cidades. Saiba mais no site www.desenvolvesp.com.br.

Escrito por  Assessoria de imprensa | DESENVOLVE SP