Notícia

Brand Press

Moura Lacerda sedia II Encontro de Direito do Consumidor e a Publicidade

Publicado em 11 março 2013

Motivados pelo sucesso da primeira edição e pela comemoração do Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, o Centro Universitário Moura Lacerda promove na próxima segunda-feira (11/3), às 19h15, o “II Encontro de Direito do Consumidor e a Publicidade”. O evento acontecerá no auditório Ilka de Moura Lacerda Unidade I – Sede e será direcionado aos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Direito

A primeira palestrante será a publicitária associada ao Grupo Alana, Carla Rabelo. Na ocasião, ela apresentará a entidade e falará especificamente sobre como funciona o seu trabalho para a regulamentação da publicidade infantil. O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que trabalha para encontrar caminhos transformadores que honrem a criança.

Outro convidado será o professor-doutor Alan Vendrame que é especialista na área de Direito da Saúde. O profissional apresentará a relação entre a publicidade de bebidas alcoólicas e a juventude, enfatizando o aumento crescente do consumo por este grupo da sociedade.

Para outros encontros acesse www.mouralacerda.edu.br

Sobre os palestrantes:

Carla Rabelo - Pesquisadora da área de Defesa do Instituto Alana é doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Possui bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. É profissional em RTV - Radialismo e Televisão. Tem p[os-graduação em Processos Comunicacionais e Organização Empresarial pela UNIT/UFRJ. Foi produtora de programas culturais e jornalísticos na TV Cidade de Aracaju. Selecionada como Trainee da Telemar (SE/BA/AL) - Programa Jovem Talento onde atuou em Comunicação institucional e Comportamento do Consumidor. Foi redatora publicitária da Insight Propaganda e Conceito Comunicação Integrada em Aracaju; coordenou a produção da Mostra de Cinema Cultura Caipira realizada no Centro Cultural São Paulo (CCSP), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/São Paulo), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/Brasília); Trabalhou na pesquisa e produção para o curta-documentário Do Alto da Noite. Trabalhou na Pesquisa do filme longa-metragem Muito Além do Peso (finalista da 36ª Mostra Internacional de Cinema - 2012). Foi coordenadora geral de projetos culturais e assessora em gestão cultural e institucional no Centro Cultural São Paulo. Possui experiência como docente em Comunicação/Publicidade. Contato: carla.rabelo@alana.org.br

Alan Vendrame – É Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2001). Conduz carreira acadêmica com ênfase no desenvolvimento da relação do Direito com a Saúde, especificamente na área de Metodologia Cientifica, Medicina Legal, Psiquiatria Forense, Criminologia e Saúde Pública, com ênfase em políticas públicas na área de propaganda de bebidas, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde publica, consumo de álcool, regulamentação de propaganda de bebida alcoólica e adolescente. Atualmente integra um grupo de pesquisa que tem financiamento da Fapesp para o desenvolvimento de estudos sobre o controle ético e a regulamentação das propagandas de bebidas alcoólicas. É doutor em ciências pela UNIFESP/EPM (doutorado direito) e atualmente faz pós-doutorado na UNIFESP/EPM. Atua como consultor em políticas públicas e empresarial. Professor de Direito (Metodologia Cientifica, Ciência Política & Teoria Geral do Estado) e Coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Módulo - Grupo Educacional Cruzeiro do Sul (licenciado em função do desenvolvimento e coordenação de pesquisa de pós-doutorado, com financiamento da FAPESP).

Noventa anos de história:

Prestes a completar 90 anos a Instituição Universitária Moura Lacerda é conhecida como uma das mais respeitadas e tradicionais instituições de ensino de Ribeirão Preto e região. Com mais de um milhão de metros quadrados de prédios e instalações, divididos em três Unidades (duas em Ribeirão Preto e uma em Jaboticabal), o Moura Lacerda já formou milhares de profissionais renomados no mercado de trabalho. Atualmente são oferecidos 30 cursos de Graduação, sendo 18 entre bacharelados e licenciaturas, com duração de quatro e cinco anos, e 12 superiores de tecnologia, com duração de dois a três anos.

A história começa com sua fundação em 23 de maio de 1923. À época a Instituição era conhecida como “Escola de Commercio Ruy Barbosa” e passou a se chamar “Instituto Commercial de Ribeirão Preto”. No dia 8 de janeiro de 1928, o professor e diretor Oscar de Moura Lacerda, tornou-se proprietário da escola. Sob sua gestão, o colégio passou a se chamar “Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto” e, em 1932, ganhou o segundo curso do gênero no Brasil e o primeiro do Estado de São Paulo. Nesse período, a Faculdade saiu da sede da rua Amador Bueno e passou para a rua Barão do Amazonas e Duque de Caxias, posteriormente.

Em 1972, houve a última mudança de nome e endereço. A sede foi instalada no prédio atual, localizado à rua Padre Euclides, bairro Campos Elíseos (Unidade I), e foi oficialmente chamada de Instituição Moura Lacerda. No mesmo ano, foi iniciada a construção da Unidade II Campus, com projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No fim da década de 1970, a Instituição de ensino de Ribeirão Preto adquiriu a Faculdade de Educação Física de Jaboticabal e a reestruturou. Em 1983, ela também passou a se chamar Moura Lacerda. Em 1992, foi dado início ao processo de credenciamento do Moura Lacerda como Centro Universitário, novamente, um dos primeiros do estado. O título veio por meio de um Decreto Presidencial, publicado em 1997, consolidando um trabalho de décadas.

Atendimento à imprensa:

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa

(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369

www.nucleodanoticia.com.br

Ana Letícia Carlucci – (16) 8136.8163

anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233.2593
vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299

andreluisrezende@nucleodanoticia.com.brEmpresa

Nucleo da Notícia Comunicação Corporativa