Notícia

Jornale

Mostra Ecofalante antecipa exibição virtual gratuita de filmes

Publicado em 01 junho 2020

Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Evento inclui debate virtual com temas baseados nos títulos dos longas.

Como forma de celebrar a Semana do Meio Ambiente, a 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema antecipou a exibição gratuita de cinco filmes recentes produzidos no Brasil, no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Os filmes serão transmitidos entre 3 a 9 de junho por meio da plataforma Videocamp. Normalmente a mostra é realizada em agosto.

A partir do título dos filmes, serão feitos encontros virtuais ao vivo, pelo Youtube e Facebook, para discutir temas como conservação ambiental, mudanças climáticas, economia e saúde. Participam dos debates os cineastas Fernando Meirelles, Jorge Bodansky e Estêvão Ciavatta; os jornalistas Flávia Guerra, Mariluce Moura, da Revista Fapesp, e Claudio Angelo, da rede Observatório do Clima; Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental; o cientista Paulo Artaxo, professor da USP, o professor de economia da PUC-SP Ladislau Dowbor; o procurador do Ministério Público Federal no Pará Daniel Azeredo; e o editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil Silvio Caccia Bava.

Os cinco filmes exibidos serão Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra, de Jorge Bodanzky e João Farkas; Amazônia Sociedade Anônima, que tem Estêvão Ciavatta como diretor e Walter Salles como produtor associado; A Grande Muralha Verde, que tem produção executiva de Fernando Meirelles, O Golpe Corporativo, de Fred Peabody, e Ebola: Sobreviventes, de Arthur Pratt.