Agência FAPESP – A mostra “Os Fundadores” conta a história da Universidade de São Paulo (USP) a partir da trajetória dos professores que atuaram na primeira turma da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências, unidade que sintetizou a fundação da universidade.
A exposição, que vai até 12 de dezembro, faz parte das comemorações dos 75 anos da USP e presta uma homenagem àqueles que testemunharam sua fundação, em 1934.
A mostra traz painéis com retratos e perfis dos primeiros docentes da instituição afixados em cadeiras com 1,8 metro de altura. São 17 cadeiras e 34 professores homenageados. Além de currículo e declarações, há também informações sobre ano em que os docentes chegaram ao Brasil.
Entre os nomes da exposição, destacam-se os da missão francesa, que organizou cursos da universidade pouco após sua fundação. Entre os integrantes da missão estava o antropólogo Claude Lévi-Strauss, que morreu no último fim de semana.
Além dos franceses, os visitantes poderão conhecer fundadores como o matemático italiano Luigi Fantappié, que iniciou sua trajetória na USP aos 33 anos, e de outras nacionalidades, como Alemanha, Rússia e também do Brasil.
A exposição está ao ar livre, no novo prédio da Edusp, a editora da universidade. A ideia é consolidar a livraria como um ponto de encontro e troca de informações culturais.
A entrada é franca. A mostra ocorre na avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, térreo, Cidade Universitária, em São Paulo.
Mais informações: http://www.usp.br
(Envolverde/Agência Fapesp)