Notícia

Jornal da Ciência online

Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”: SBPC realiza sessão especial com os mais votados pelo público nesta quinta-feira

Publicado em 02 dezembro 2020

O público escolheu seus 9 vídeos favoritos por meio de curtidas na playlist da Mostra no YouTube (@SBPCnet). As equipes que produziram esses vídeos participarão da sessão ao vivo, que será transmitida amanhã, a partir das 16h

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quinta-feira, 3 de dezembro, às 16h, uma sessão especial com as equipes dos vídeos mais votados pelo público na mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”.

O público escolheu seus 9 vídeos favoritos por meio de curtidas na playlist da Mostra no YouTube (@SBPCnet) ao longo do mês de novembro. Além do voto popular, um júri selecionado pela SBPC elegeu três vídeos – um curta, um média metragem e um vídeo de até um minuto – e dedicou uma menção honrosa a um média metragem. Os vencedores foram anunciados na última semana e as 11 produções campeãs foram disponibilizadas em uma playlist no canal da SBPC no YouTube. As equipes dos vídeos selecionados pela votação do júri participarão nesta sexta-feira, 4 de dezembro, de uma sessão de apresentação e bate-papo. Duas equipes foram escolhidas tanto pelo público quando pelo júri, e por isso, participarão na sessão de sexta-feira.

Promovida pela SBPC com o objetivo de estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil, a mostra recebeu 58 vídeos – 10 vídeos de até um minuto, 39 curta metragens e 9 média metragens. Instituições de 14 estados da Federação, de todas as regiões do País, enviaram trabalhos que colaboraram com a disseminação de informações de qualidade sobre a covid-19 e seus impactos na sociedade. A playlist completa das produções recebidas estão disponíveis no canal da SBPC no YouTube (acesse aqui).

Confira abaixo os vídeos que tiveram o maior número de curtidas pelos internautas, que serão apresentados nesta quinta-feira, na sessão especial, dentro da programação da SBPC Jovem:

DROPS

1º: Espaço temporal da Covid no Estado de Rondônia

Recebeu 472 curtidas

A pandemia causada pelo novo coronavírus impõe situação de incerteza mundial, como setores da economia e da saúde, bem como aspectos do espaço geográfico, mudando a dinâmica das relações e consequentemente se fazendo necessário o entendimento da realidade que estamos vivendo. A partir do olhar geográfico e de modo a compreender a expansão espacial do novo coronavírus e desvelar sua trajetória temporal e espacial, o Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia) em tempos de pandemia, isolamento social e quarentena, apresenta por meio de infográficos o número de casos e mortes por Covid-19 no estado de Rondônia, onde é possível visualizar que a disseminação da doença segue a principal via de fluxo. Sobre essa perspectiva, os monitoramentos diários, dos casos confirmados e de óbitos da Covid-19, tornam-se importantíssimos não apenas a sua espacialização, mas a partir delas, as possíveis analogias, contribuindo significativamente para o enfrentamento da pandemia associada ao planejamento e ao papel do pesquisador frente à sociedade.

Equipe técnica: Maria Madalena de A. Cavalcante – (Coordenadora do estudo) e Drª do Dep. de Geografia/UNIR. Josélia Fontenele Batista – (pesquisadora) Drª do IFRO Geógrafo e Msc. Gean Magalhães da Costa (pesquisador) Laila Cíntia Mota Belforte – (pesquisadora) Acadêmica de pós-graduação PPGG/UNIR. Hemili Vitória do Carmo Pimentel Acad. do curso de Geografia e Gestora ambiental Rafaela Pereira da Silva Reis – Acad. do curso de Geografia/UNIR Música Royaty: https://www.bensound.com/

Instituição: Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Grupo de Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia)

Assista ao vídeo:

https://youtu.be/zqH4GpWi-BM

2º: Máscara

Recebeu 106 curtidas

Vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com orientações e instruções sobre a relevância do uso de máscaras na proteção contra a Covid-19 e a forma adequada de uso.

Realização: Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Roteiro e direção: Tárcio Minto Fabrício

Intérprete: Eduardo Martins

Captação e edição: Eduardo Martins

Arte: Eduardo Martins

Assista ao vídeo: https://youtu.be/FhZFwt0TIhE

3º: Distanciamento

Recebeu 101 curtidas

Vídeo integrante de série de 45 vídeos com Perguntas e Respostas sobre a Covid-19 e temas relacionados, com a voz do docente do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Bernardino Souto, médico epidemiologista e intensivista, respondendo a questões enviadas pelo público à equipe do LAbI-UFSCar, e interpretação em em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para acessibilidade junto à população surda. Neste episódio, o tema é o relaxamento das medidas de distanciamento social (em um momento, no início de maio, em que a pandemia seguia crescendo rapidamente no Brasil, mas já se começava a falar em relaxamento).

Realização: Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Produção e direção: Mariana Rodrigues Pezzo e Tárcio Minto Fabrício

Intérprete de Libras: Lara Ferreira dos Santos

Edição: Mario Gonçalves Neto

Som: Lucas Stefanutto

Arte: Ana Júlia Lima e Mário Gonçalves Neto

Assista ao vídeo: https://youtu.be/g7dE7QxKHNk

CURTAS

1º: Entendendo o Novo Coronavírus

Recebeu 1025 curtidas

O vídeo “Entendendo o Novo Coronavírus” é vídeo informativo sobre o vírus SARS-COV2, conhecido popularmente como o novo coronavírus, responsável por causar a doença respiratória Covid19. Neste vídeo, abordamos alguns conceitos sobre a estrutura do coronavírus, como ocorre a infecção, os principais sintomas, como diagnosticar e prevenir a Covid19. Além disso, o vídeo oferece uma breve explicação sobre os testes laboratoriais mais utilizados, abordando os principais conceitos e apontando suas diferenças.

Equipe: Bárbara Tarouco da Silva, Bruna Felix da Silva Nornberg, Daniela Volcan Almeida, Maira Carneiro Proietti, Raiza dos Santos Azevedo, Tony Leandro Rezende da Silveira

Apoio: SECOM – FURG, PROEX-DIEX-FURG

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande – FURG

https://youtu.be/odGpAqb4gWs

2º: Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional

Recebeu 691 curtidas

O vídeo é uma produção do Grupo de Estudo de Redes Integradas de Serviços de Saúde da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças direcionada para o projeto Conhecimento Solidário. Foi abordado o conceito de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o marco legal que regulamenta essas ações no âmbito internacional, as ESPII que na última década e a importância da atuação do SUS na coordenação da resposta à emergência do Covid-19.

Créditos: Lucilene Rafael Aguiar, Maria Rejane – Grupo de Estudo de Redes Integradas de Serviços de Saúde da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças

Edição: Vitor Lira

Instituição: Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças/Universidade de Pernambuco – Fensg/UPE

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TbmnymWuVyk&list=PLVigrCJ_g6LfZNi2dyzQAv3_ZReXMZ1RN&index=24

3º: Boletim Covid Pará

Recebeu 636 curtidas

O documentário tem foco no registro do desenvolvimento e repercussão junto à sociedade paraense do “Boletim COVID PARÁ” publicado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA) de 13 de maio à 31 de agosto de 2020. O curta metragem visa mostrar as abordagens, resultados e benefícios da criação dos trabalhos técnico-científicos que embasaram as decisões do poder público no estado do Pará com o auxílio de projeções de curto prazo – utilizando-se de técnicas de inteligência artificial e modelagem matemática. Os dados científicos publicados pela referida equipe pesquisadores foram fundamentais para que houvesse uma melhor redistribuição de recursos hospitalares durante a pandemia, auxiliando na preservação de vidas das diversas regiões do Pará.

FICHA TÉCNICA

Direção/produção: Ben Rholdan

Apoio: Equipe ASCOM/Ufra

Sonoras: – Adriana Ribeiro Carneiro Folador – Antonio Carlos Rosário Vallinoto – Gilberto Nerino de Souza Júnior – Hugo Alex Carneiro Diniz – Jonas Elias Castro da Rocha – Luana Lorena Rodrigues – Marcel do Nascimento Botelho – Marcus de Barros Braga – Rafael da Silva Fernandes – Raphael Rodrigues Pinheiro – Rommel Thiago Jucá Ramos

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=F9OhhhttQWk&list=PLVigrCJ_g6LfZNi2dyzQAv3_ZReXMZ1RN&index=15

MÉDIA METRAGENS:

1º: Conversando sobre… Palavras usadas na pandemia

Recebeu 403 curtidas

O vídeo traz esclarecimentos sobre diversos termos técnicos divulgados na Mídia, possivelmente pouco esclarecidos para a população. Traz animações que facilitam a compreensão de conceitos usados em epidemiologia. Autora: Profa. Maria Rejane Ferreira da Silva e Profa. Marília Teixeira de Siqueira O vídeo condensa 2 episódios da primeira temporada de uma série chamada Conversado sobre…, coordenado pela Profa. Rejane Ferreira. Apresentado no Projeto Conhecimento solidário da Pró Reitoria de Extensão e cultura da Universidade de Pernambuco.

Edição: Vitor Luciano Ferreira Lira

Produção do Grupo de Estudos de redes Integradas de Serviços de saúde – GERISS.

Assista ao vídeo: https://youtu.be/x7uS1SF_9pA

2º: Isolada

Com 45 curtidas do público, recebeu também menção honrosa do júri e será apresentado na sessão de sexta-feira, 4 de dezembro.

Isolada em Goiânia depois da evacuação da cidade, Amanda reporta as notícias sobre a nova mutação do vírus da Covid-19 através de suas redes sociais. Ela mantém contato apenas com sua namorada Carol, até que Douglas entra em sua vida. Coisas estranhas começam a acontecer e Amanda questiona se está realmente tão sozinha quanto pensa. Roteiro: Ana Domitila Rosa

Direção: Ana Domitila Rosa

Direção de Fotografia: Nilma Ayumi

Direção de Arte: Ana Domitila Rosa

Som direto: Iara Daniel

Edição e montagem: Ana Domitila Rosa

Pós-Produção: Nayara Terumi Elenco: Ana Domitila Rosa, Bárbara Felipe e Gustavo Castro.

Instituição: Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=G-PkavnDoJQ&list=PLVigrCJ_g6LfZNi2dyzQAv3_ZReXMZ1RN&index=57

3º: Para além da sala de aula

Recebeu 22 curtidas do público e foi também vencedor pelo júri na categoria média metragem. Será apresentado na sessão de sexta-feira, 4 de dezembro.

O fechamento de escolas e universidades durante a pandemia de Covid-19 aprofundou desigualdades históricas do ensino brasileiro e reacendeu o debate sobre educação a, um es distância. Para entender melhor a diferença entre um curso a distância tradicional e o ensino remoto praticado emergencialmente, entrevistamos um coordenador de cursos de EaD, um especialista em políticas públicas de educação e duas professoras.

Ficha técnica:

Produção e direção: Renata Druck

Edição: Bruno Horowicz Rezende

Pesquisa: Rafael Ghertman

Legendagem: Pedro Vainer

Realização: Revista Pesquisa Fapesp

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ixIMTDqqSmw&list=PLVigrCJ_g6LfZNi2dyzQAv3_ZReXMZ1RN&index=58

PARTICIPE DA SESSÃO COM OS VENCEDORES PELO VOTO DO PÚBLICO DA MOSTRA “AS CIÊNCIAS E A PANDEMIA DE COVID-19” NESTA QUINTA-FEIRA, A PARTIR DAS 16H, NO CANAL DA SBPC NO YOUTUBE!

Jornal da Ciência

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência