Não haverá sessão no plenário do Senado nesta quarta-feira (1º), em decorrência da morte do deputado federal José Aristodemo Pinotti. Na Câmara, a sessão será aberta apenas para declarações de pesar.
O primeiro vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (GO), informou a alguns senadores que apenas abriria a sessão para pedir o encerramento na sequência.
De acordo com a Agência Câmara, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Casa informou que não haverá deliberações no plenário. Tradicionalmente, a Câmara declara luto e suspende as votações quando é anunciada a morte de um deputado.
As reuniões ordinárias (para votação de projetos e requerimentos) de quase todas as comissões permanentes também foram canceladas em razão da morte do deputado.
O médico e parlamentar, licenciado da Câmara, morreu na madrugada desta quarta, vítima de câncer nos pulmões, aos 74 anos.
Pinotti, que ocupava a Secretaria Municipal Especial da Mulher em São Paulo, é velado desde as 11h no saguão do teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O enterro está marcado para as 17h, no Cemitério da Consolação, segundo informações da assessoria da Prefeitura de São Paulo.
Entre os cargos que ocupou estão os de professor titular e Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Reitor da Unicamp, secretário estadual de Educação de São Paulo, secretário estadual da Saúde de São Paulo, Coordenador do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) do Estado, consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e presidente da Fundação Pedroso Horta.