A mortalidade infantil (0 a 4 anos) aumentou em algumas regiões da cidade de São Paulo na década de 90, notadamente aquelas localizadas no extremo Sul, extremo Norte e em alguns bolsões de pobreza na região central. Os dados fazem parte de um artigo publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e premiado pela organização britânica International Research Promotion Council. Nas áreas do anel periférico, o índice de mortalidade infantil é 52,8% maior que no centro de São Paulo.
Os autores, José Leopoldo Ferreira Antunes, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), e Eliseu Alves Waldman, da Faculdade de Saúde Pública, também da USP, contaram com apoio da FAPESP para realizar o levantamento que originou o artigo, feito com dados da Fundação Seade de 1996 a 1998.
Os pesquisadores descobriram que, embora os indicadores de mortalidade infantil na cidade tivessem diminuído na década de 70, eles se estabilizaram desde a década de 80. Mas o dado dramático é que, embota a mortalidade infantil diminua nas áreas mais ricas da cidade, ela aumenta nos bairros mais pobres. "Nosso estudo mostra a desigualdade existente na cidade de São Paulo em relação à mortalidade infantil", disse Antunes à Agência FAPESP.
"Outro dado preocupante é que os índices se estabilizaram na década de 80 em um patamar elevado", diz. A mortalidade infantil na cidade de São Paulo, no período estudado, foi de cerca de 100 crianças entre cada 100 mil vivas com a mesma faixa etária. O índice é de 34,4 nos Estados Unidos, 62,6 em Cuba e 81,4 na Argentina.
O artigo de Antunes e Waldman mostra que boa parte das mortes nesse grupo de crianças, de 1996 a 1998, foi provocada por causas evitáveis e doenças passíveis que podiam ser tratadas e prevenidas. Quase metade dos óbitos (43,1 %) deveu-se a doenças infecciosas e cerca de um quinto (19,2%), à pneumonia. A meningite meningocócica e outros tipos de meningite bacteriana respondem por 10,8% dos óbitos, refletindo epidemia causada pelo meningococo B. (Por André Muggiati)
Notícia
A Folha (São Carlos, SP)