Notícia

Jornal da Ciência

Morre Ricardo Brentani

Publicado em 02 dezembro 2011

Pioneiro no estudo de câncer no País, faleceu no dia 29 de novembro Ricardo Brentani, diretor-presidente da Fapesp, presidente da Fundação Antônio Prudente e coordenador do Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer. Vítima de infarto, Brentani também era professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

"Lamento profundamente o Inesperado falecimento do querido amigo professor Ricardo Brentani (...). Sua falta será sentida por todos nós, seus companheiros e colegas de trabalho", disse Celso Lafer, presidente da Fapesp.

Nascido em 21 de julho de 1937, em Trieste, Itália, e membro da ABC, Brentani recebeu diversos prêmios e condecorações, como a Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Grã-Cruz); o Prêmio Costa Júnior, da Academia Nacional de Medicina; e o Prêmio Ciência e Cultura da Fundação Conrado Wessel. Em agosto, foi agraciado com o Prêmio Octavio Frias de Oliveira, na categoria "Personalidade de Destaque".

Um dos principais nomes no mundo em pesquisa do câncer, Brentani atuava principalmente com estudos relacionados ao papel do nucléolo no processamento de mRNA, à caracterização de mRNAs de colágenos e à adesão celular e metástase. Foi o primeiro professor titular da disciplina de Oncologia em uma universidade brasileira, como lembra Roger Chammas, professor da FMUSP. "Nas décadas de 1960 e 1970, ele introduziu pesquisas pioneiras na área atualmente conhecida como biologia molecular, mas que ainda não tinha esse nome. Os estudos dessa época foram precursores da biotecnologia", destacou Chammas. No Início dos anos 1980, Brentani foi Indicado como a pessoa Ideal para liderar a filial paulista do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, que se tornou um centro de referência nacional e Internacional de estudos na área de oncologia.

Brentani também idealizou e Implementou o primeiro curso de pós-graduação em um hospital privado brasileiro, o Hospital do Câncer A.C. Camargo, Instituição de destaque em ensino, pesquisa e assistência oncológica. (Agência Fapesp)