Notícia

Agência USP de Notícias

Morre professor Ivan Teixeira

Publicado em 01 fevereiro 2013

Morreu na noite do dia 31 de janeiro Ivan Prado Teixeira, ensaísta e professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A causa da morte do professor não foi divulgada a pedido da família.

Além de professor associado de Cultura e Literatura Brasileira no CJE, Teixeira lecionou também por quatro anos e meio na Universidade do Texas, em Austin (EUA), de onde se aposentou em 2011 como professor titular de Literatura Brasileira. Teixeira organizou, prefaciou e anotou quatorze livros e escreveu outros quatro. Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica (Edusp/Fapesp, 1999) recebeu, na categoria ensaio, o Lasa Book Prize (Estados Unidos) e o Prêmio Jabuti, em 2000. O Altar & o Trono: Dinâmica do Poder em O Alienista (Ateliê/Unicamp, 2010) ganhou o Prêmio José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2011.

O velório do professor foi realizado na manhã de 1º de fevereiro, no Cemitério São Paulo (Rua Cardeal Arcoverde, 1217-A, Pinheiros, São Paulo). O corpo foi levado à tarde para o Cemitério Crematório Memorial Parque Paulista (Rua Dr. Jorge Balduzzi, 520, Embu das Artes) onde aconteceu a cerimônia de cremação.

Mais informações: (11) 3091-4112/3091-4117

Por Da Redação - agenusp@usp.br

Do USP Online