Notícia

Jornal Primeira Página

Morre o cantor e compositor Paulo Vanzolini

Publicado em 29 abril 2013

O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini tinha 89 anos e estava internado desde a última quinta-feira (25) na Unidade de Terapia Intensiva do Einstein em São Paulo em decorrência de uma pneumonia grave. Vanzolini morreu no final da noite deste domingo (28). A causa da morte não foi informada pela família.

O enterro de Vanzolini deverá ocorrer nesta tarde de segunda-feira (29) no Cemitério da Consolação, no Centro da capital.

Nascido em abril de 1924, Paulo Vanzolini é autor de composições clássicas como “Volta por cima”, “Ronda”, "Praça Clóvis" e "Na boca da noite". Suas canções foram interpretadas por grandes nomes da MPB, como Miúcha, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Inezita Barroso.

É um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, que com seu trabalho aumentou a coleção de répteis de cerca de 1,2 mil para 230 mil exemplares1 . Paulo Vanzolini foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Em agosto de 2008, o cientista e compositor foi também premiado pela Fundação Guggenheim, em Nova Iorque, em virtude de suas contribuições para o progresso da ciência. O mesmo prêmio foi dado a três outros cientistas brasileiros, em outras áreas além dabiologia.