Notícia

G1

Morre em São Paulo a física Amélia Império Hamburger

Publicado em 01 abril 2011

Do G1, em São Paulo

Morreu nesta sexta-feira (1º), em São Paulo, a física Amélia Império Hamburger. Na década de 1960, a cientista teve atuação importante na fundação da Sociedade Brasileira de Física, cujo estatuto ajudou a redigir. Ao longo dos anos, fez parte da diretoria e do conselho em várias oportunidades.

Graduada em física pela USP - universidade na qual veio a lecionar por mais de 40 anos - em 1954, Hamburger fez mestrado e pós-doutorado nos EUA na década de 1960. Dedicou sua pesquisa a áreas como história, epistemologia e o ensino da física. Organizou o livro "Fapesp 40 anos - Abrindo Fronteiras" e ganhou um prêmio Jabuti por um texto que continha a primeira parte de um projeto de edição do livro "Obra científica de Mario Schönberg".

A pesquisadora, que estava com 78 anos, será enterrada neste sábado (2), no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. Ela era casada com o também físico Ernst Hamburger e deixa cinco filhos - entre eles o cineasta Cao Hamburger, diretor de "O ano em que meus pais saíram de férias".