Notícia

Portal EBC (Empresa Brasil de Comunicação)

Morre, aos 89 anos, o compositor e cientista Paulo Vanzolini

Publicado em 29 abril 2013

Por Ana Elisa Santana

Morreu em São Paulo, na noite deste domingo (28/4), o compositor e cientista Paulo Vanzolini. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein desde a última quinta-feira (25/4), com quadro de pneumonia extensa. 

Vanzolini tinha 89 anos e é autor de músicas que ganharam intérpretes famosos, como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Miúcha. Entre suas composições, estão os sambas “Volta por cima” e “Ronda”.

Paulo Vanzolini era também zoólogo. Ele atuou no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo por cerca de 40 anos e é um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Seu trabalho como cientista rendeu premiações, como reconhecimento, em 2008, da Fundação Guggenheim, em Nova Iorque. Há também diversos Táxons (nomes científicos de animais) nomeados em sua homenagem.

O corpo de Vanzolini está sendo velado no próprio Hospital Albert Einstein, e o enterro será realizado nesta tarde, no Cemitério da Consolação, na capital paulista. Velório e enterro são reservados à família e amigos do compositor.

Portal EBC