Notícia

EPTV

Morcego-vampiro é portador do Coronavírus

Publicado em 31 julho 2009

Agência FAPESP

Um novo estudo publicado no site da Livraria Eletrônica Científica Online (SciELO, na sigla em inglês), mostra que cientistas brasileiros descobriram um novo vírus hospedado pelo morcego-vampiro (Desmodus rotundus). O coronavírus pode causar problemas intestinais, respiratórios e até mesmo cerebrais em mamíferos e aves. Nos humanos, é também um dos causadores da síndrome respiratória aguda severa (Sars), constatada pela primeira vez em 2003.

Os morcegos hematófagos, conhecidos como vampiros, são encontrados principalmente na América Latina. Segundo Paulo Eduardo Brandão, professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da USP e um dos autores da pesquisa, "pode-se esperar que a continuidade das investigações científicas leve a descobertas surpreendentes".

Ainda é cedo para definir quais as doenças o coronavírus, presente nos morcegos, pode causar. Brandão acrescenta que até o momento se sabe, baseado na pequena parte do genoma desse vírus já estudada, que ele está mais próximo dos coronavírus causadores de resfriados comuns.

http://eptv.globo.com/emissoras/emissoras\_interna.aspx?266214