Notícia

UOL

Morar perto de ciclovia incentiva uso de bicicleta como meio de transporte (1 notícias)

Publicado em 08 de junho de 2018

Pesquisas feitas em diversas partes do mundo mostram que existe uma forte relação entre a instalação de ciclovias e o aumento de ciclistas em uma cidade. Em São Paulo, isso não é diferente. Um novo estudo mostrou que ter uma ciclovia e estações de trem ou metrô perto de casa funciona como incentivo para o uso da bicicleta como meio de transporte.

O trabalho, apoiado pela FAPESP, foi feito por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em colaboração com colegas da Universidade de Melbourne, na Austrália.

O resultados, publicados no periódico International Journal of Environment Research and Public Health, apontam que morar perto de ciclovias e ciclofaixas aumenta em 154% a chance de usar a bicicleta como meio de transporte. Para aqueles que moram perto de estações de trem ou metrô, o aumento ficou em 107%, independentemente de fatores como sexo, idade, nível educacional ou bairro.

“Nosso estudo reforça que primeiro é preciso garantir o espaço, principalmente em uma cidade como São Paulo que tem um trânsito tão violento e capaz de inibir o uso da bicicleta”, diz Alex Florindo, professor da EACH-USP e autor do estudo.

O problema é que, mesmo com o impulso dado pelas ciclovias, o uso de bicicletas como meio de transporte continua baixo em São Paulo. Apenas 5,1% da população de adultos as utiliza para se locomover pela cidade. De acordo com o estudo, esse contingente é formado principalmente por homens, solteiros e que têm bicicletas próprias.

Para os pesquisadores, a baixa aderência ao uso de bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo mostra a necessidade de programas de incentivo, como campanhas educacionais e sistemas de compartilhamento de bicicletas.

“É preciso estimular as pessoas, as famílias principalmente, a usar as bicicletas. Atualmente, ela continua sendo vista como um risco grande em um trânsito violento e muitas vezes hostil aos ciclistas. Por isso, ciclofaixas em fim de semana são tão importantes para que as pessoas comecem a usar bicicleta. É preciso também melhorar o sistema de compartilhamento de bicicletas e os bicicletários nas estações de trem e de metrô”, sugere Florindo.

Com informações da Agência FAPESP.