Valinhos foi um dos 177 municípios sorteados pelo Governo Estadual para participar de levantamento inédito no Estado de São Paulo sobre as condições bucais de adolescentes (15 a 19 anos), adultos (35 a 44 anos) e idosos (acima de 65 anos). O projeto denominado Saúde Bucal São Paulo 2015 atingiu, em maio e junho, 20 mil pessoas.
Os bairros sorteados para participar do projeto por amostragem foram Jardim Centenário e Ana Carolina. Os 100 moradores que se prontificaram a se submeter à pesquisa foram avaliados em suas próprias casas por dentistas do Departamento de Odontologia da Secretaria da Saúde.
Segundo a diretora do Departamento de Odontologia, Maria Helena Antoniazzi Krizak, os dentistas avaliaram questões como incidência de cárie, condições das gengivais, apresentação de oclusão dentária e uso e necessidade de prótese. A ação incluiu ainda coleta de informações socioeconômicas, sobre a utilização de serviços odontológicos, a autopercepção e os riscos à saúde bucal.
"Os dados levantados na pesquisa foram encaminhados à Faculdade de Odontologia da Unicamp para tabulações, e a previsão é de que os resultados cheguem em agosto", explicou a diretora, lembrando que o município vem realizando levantamento epidemiológico e diagnósticos coletivos em saúde bucal de crianças desde 1998, por meio de parceria com universidades.
"Conhecer o perfil epidemiológico da população adulta e idosa é essencial, pois permite melhor planejamento, execução e avaliação de ações que visem uma melhor qualidade da boca e, consequentemente, do corpo e da vida", salientou. Já com relação ao levantamento infantil, acrescentou que: "Estes estudos vem mostrando uma boa diminuição da cárie dentária aos 5 e 12 anos de idade e permitindo nortear nossas ações nesse sentido".
Para a Secretária da Saúde, Rita Longo, essa radiografia da saúde bucal da população do Estado nas várias faixas etárias permitirá que estratégias sejam definidas e novos programas lançados de acordo com a situações apresentadas.
"Nosso município é privilegiado no atendimento à saúde da população como um todo, e para o governo Clayton Machado a Saúde é prioridade", destacou, complementando que, com relação à saúde bucal, são oferecidos atendimentos básicos em todas as Unidades Básicas de Saúde e especializados no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), além de ações preventivas em escolas e instituições.
O estudo conta com financiamento do Ministério da Saúde e FAPESP (PPSUS), além da logística e coordenação da Secretaria Estadual de Saúde e Faculdade de Odontologia da Unicamp, além do apoio técnico científico de todas as Faculdades Públicas de Odontologia do Estado de São Paulo e do Comitê Técnico Assessor em Vigilância em Saúde Bucal do Ministério da Saúde/Faculdade de Saúde Pública da USP. Em Valinhos, a ação teve a participação dos dentistas do Departamento de Odontologia da Secretaria da Saúde: Maria Perpétua Pazinato, Cristina Mazini e Fernando Butgnol, além auxiliares. Todos passaram por capacitação prévia.